Ciasc comemora 36 anos com palestra sobre segurança cibernética
Para celebrar os 36 anos do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), na próxima quinta-feira (11) às 14 horas, será apresentado o painel “Segurança Cibernética – Desafios para o setor público catarinense”. O evento será no teatro Pedro Ivo, com a presença do governador Raimundo Colombo.
Para celebrar os 36 anos do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), na próxima quinta-feira (11) às 14 horas, será apresentado o painel “Segurança Cibernética – Desafios para o setor público catarinense”. O evento será no teatro Pedro Ivo, com a presença do governador Raimundo Colombo. “Os recentes ataques noticiados pela mídia nacional e internacional mostram a importância do tema e o painel pretende discutir o assunto”, relata o presidente do Ciasc, João Rufino de Sales.
Segundo Rufino, a maioria das empresas no Brasil não está preparada para identificar e quantificar as perdas financeiras registradas durante os eventos de segurança cibernética. “Nem são devidamente estruturadas para gerenciar riscos de segurança cibernética em geral”, afirma o presidente do Ciasc, que será um dos palestrantes. Ele apresentará exemplos de outros países, como Estados Unidos e ações que podem ser aplicadas na administração pública catarinense.
Em seguida, o advogado e especialista em direito eletrônico e digital, Marcos Gomes da Silva Bruno, falará sobre o aspecto jurídico da segurança cibernética. “Embora o número de consumidores cibernéticos cresça rapidamente e nosso sistema jurídico não acompanhe tal crescimento, devemos dar atenção especial à web no âmbito jurídico, investindo em tecnologia e capacitação pessoal”, escreve Bruno em uma de suas teses.
Inicialmente criado em agosto de 1975 como Companhia de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina (Prodasc) para tratamento de informações e assessoramento técnico, em 1987 a instituição passou por uma reforma e adotou o nome de Ciasc. Hoje são mais de 400 colaboradores trabalhando pela modernização tecnológica. Entre suas ações está a integração dos sistemas informatizados dos órgãos diretos e indiretos da Administração Pública Estadual, processamento, suporte, manutenção e consultoria em tecnologia da informação, não apenas do Governo do Estado, como de várias administrações municipais, conselhos, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Tribunal Regional Eleitoral, entre outros.
Outras informações sobre os palestrantes e inscrição: http://sistemas.sc.gov.br/ciasc/eventos/ciasc_painel/painel.htm
Assessoria de imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável/SC