Ciclo de Capacitação da SOFTEX estimula inserção internacional de PMEs
Empresários brasileiros de pequenas e médias empresas de software e serviços deTI que visam ingressar no mercado internacional ou melhorar seu desempenho noexterior têm a oportunidade de obter informações estratégicas e adquirir acapacitação necessária para ampliar seus negócios por meio de uma iniciativa da SOFTEX.
Empresários brasileiros de pequenas e médias empresas de software e serviços deTI que visam ingressar no mercado internacional ou melhorar seu desempenho noexterior têm a oportunidade de obter informações estratégicas e adquirir acapacitação necessária para ampliar seus negócios por meio de uma iniciativa da SOFTEX. Diversas cidades do País realizam o “Ciclo de Capacitação em Gestão deNegócios de Software e Serviços de TI no Mercado Internacional” que apresenta, em nove módulos ministrados por especialistas, as principais questões sobre a comercialização de bens, produtos, soluções, software e serviços de TI no exterior.
Com a colaboração de Agentes Regionais SOFTEX, parceiros institucionais e de empresas especializadas na comercialização internacional de software e serviços de TI, além do apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através da Secretaria de Política de Informática (Sepin), o programa já promoveu alguns módulos do curso que contaram com cerca de 100 participantes. As cidades de Curitiba (PR) e Maringá (PR) ofereceram as primeiras edições através do CITS, Agente SOFTEX da capital do Paraná. A terceira cidade que sediou o Ciclo de Capacitação foi Florianópolis (SC), na localidade, a iniciativa contou com o apoio da ACATE, Agente SOFTEX da cidade.
Segundo Jamile Sabatini Marques, diretora executiva da ACATE, o curso contribui para que as empresas possam ver-se como potenciais exportadoras e possibilita que os participantes avaliem o grau de maturidade da empresa, seus pontos fortes e fracos. “Estes conhecimentos são essenciais para que o empresário possa definir seu plano de atuação tanto no mercado interno quanto no externo”, comenta. Todos os participantes da edição realizada em Florianópolis têm a expectativa de verem suas empresas ingressarem no mercado internacional já em 2012, seja por meio de instalação física ou por meio de representantes in loco.
Diferentes estados brasileiros estão na agenda de realização dos cursos. No estadode São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e a capitalpaulista oferecerão módulos do ciclo de capacitação. Já no Rio Grande do Sul, os gaúchos poderão participar do curso em Caxias do Sul e Porto Alegre, e no estado mineiro, os cursos acontecerão em Belo Horizonte. Além de empresários,consultores, operadores, stakeholders, professores, pesquisadores e pessoal técnico também fazem parte do público-alvo do curso.
De acordo com Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da SOFTEX, a atuação no mercado internacional é um fator crítico para garantir a competitividade em um mundo cada vez mais globalizado e os empresários brasileiros estão cada vez mais conscientes desse fator. “Pequenas e médias empresas têm nos procurado e muitas ainda não participam diretamente das iniciativas de internacionalização que organizamos por não se sentirem capacitadas a enfrentar este desafio, muitas vezes superestimando os investimentos necessários para tornarem-se exportadoras. Para ajudar a enfrentar os obstáculos existentes, desmitificando a complexidade das atividades de exportação, decidimos promover este ciclo de capacitação em diversas regiões do País”, explica.
O conteúdo programático do curso inclui temas divididos nas seguintes unidades pedagógicas autônomas: Elaboração de Modelo de Negócios; Negócio e Internacionalização: escolha e apresentação dos produtos e serviços de software da empresa para negociação no mercado internacional; Conceitos Básicos sobre o Mercado de Software e Serviços; Fundamentos da Gestão em Exportação de Software e Serviços de TI; Exportação de Software e Serviços de TI: aspectos tributários, contábeis e cambiais; Ferramentas de Apoio ao Exportador de Software e Serviços de TI; Capacitação para Exportar focado em três vertentes: 1) cultura exportadora e organização técnico administrativa da empresa para exportar software e serviços de TI; 2) preparação para participação em feiras internacionais, missões comerciais e rodadas de negócios (conceitos básicos); e 3) indicações para a participação em eventos internacionais que integram a pauta 2011/2012 do PSI-SW (SOFTEX).
O participante que acompanhar todos os módulos, registrar um mínimo de 70% de frequência e passar pela prova final recebe um “Certificado de Credenciamento” que o habilita a ministrar cursos sobre exportação de software na qualidade de multiplicador. Informações adicionais sobre o curso estão disponíveis no endereço: http://www.softex.br/desenvolvimento/_tp_mct_softex/default.asp. Eventuais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].
Assessoria de imprensa da SOFTEX