Santa Catarina está no top 3 estados com o maior número de cidades inteligentes e conectadas
A 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities, lançada no último dia 4 de outubro pela Urban Systems em parceria com a Necta, lista Florianópolis como a 2ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil pelo 3º ano consecutivo. Além da capital catarinense, Balneário Camboriú (15ª), Blumenau (21ª), Jaraguá do Sul (28ª), Itajaí (34ª), Joinville (40ª), Criciúma (52ª) e Chapecó (66ª) compõem o ranking geral de 100 municípios.
O Ranking mapeia anualmente cidades acima de 50 mil habitantes por meio de indicadores que compreendam a conectividade entre setores e o nível de desenvolvimento dos municípios. Em 2022, a iniciativa analisou 680 cidades em 11 áreas, entre elas Tecnologia & Inovação, Economia, Educação, Empreendedorismo e outras.
Santa Catarina é o terceiro estado com o maior número de cidades listadas, atrás apenas de São Paulo, com 43 municípios, e Paraná, representado por 10. A capital paranaense é a primeira colocada no ranking geral, enquanto a paulista está na terceira posição.
As cidades catarinenses também se destacam em eixos analisados pelo Ranking Connected Smart Cities. Balneário Camboriú lidera nas categorias de Governança e Meio Ambiente, além de ocupar a 2ª colocação em Mobilidade e Saúde. Entre as primeiras posições, Florianópolis também é vice-líder em Empreendedorismo e 3ª colocada em Segurança. Jaraguá do Sul e Itajaí são as terceiras colocadas em Meio Ambiente e Mobilidade, respectivamente.
Os indicadores que compõem a lista de municípios são obtidos a partir de fontes secundárias, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), entre outras origens de dados que contemplem todas as cidades analisadas no mesmo período de coleta das informações.
Para conferir os resultados do Ranking Connected Smart Cities, clique aqui.