Startup Circuits implementa tecnologia para segurança e eficácia de vacinas na saúde pública de Lages
A Circuits, startup incubada pelo MIDITEC em Florianópolis e participante da Vertical Saúde da ACATE, iniciou neste mês de setembro a implementação de equipamentos para monitorar a temperatura em câmaras frias que armazenam vacinas em unidades de saúde de Lages, na Serra Catarinense. A tecnologia da empresa conta com um sistema baseado em Internet das Coisas (IoT), que permite aos profissionais de saúde o acompanhamento da temperatura via smartphone.
De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Lages, Mariana Decker, a emissão de alertas através do aplicativo de smartphone permite uma abordagem proativa dos profissionais para investigar possíveis problemas. “A utilização de um aplicativo instalado nos celulares dos profissionais para monitorar a temperatura das câmaras de armazenamento de vacinas tem um impacto extremamente positivo. Isso ocorre porque, mesmo quando estamos longe, podemos manter um acompanhamento constante e ter a certeza de que nossas vacinas estão sendo mantidas na temperatura adequada”.
O equipamento da Circuits consiste em sensores instalados nas câmaras frias, os quais realizam verificações a cada cinco minutos e comunicam em tempo real a temperatura com um sistema central. A inovação garante agilidade em ações para evitar a perda de estoque por conta de problemas que afetam a integridade das vacinas e permite diagnósticos precoces sobre defeitos nos locais de armazenagem.
“Em apenas uma semana de uso, nós já tivemos um feedback bem positivo dos responsáveis na Prefeitura, que já estão solicitando uma instalação para todos os setores. Durante os primeiros dias, também foi possível identificar melhorias com relação às configurações dos equipamentos e já estamos entregando valor e qualidade para a população de Lages”, ressalta o fundador e CEO da Circuits, João Costa.
A conexão entre a Circuits e a prefeitura de Lages teve início em um uma visita de empresas da Vertical Saúde ao parque tecnológico e polo regional da ACATE na cidade, o Orion, onde a startup apresentou pitch da sua tecnologia a hospitais, clínicas e à Secretaria de Saúde do município durante o evento Orion Week.
João Costa afirma que a parceria que se desenvolveu com a Prefeitura de Lages é muito relevante para a Circuits e amplia as oportunidades de negócios: “Queremos levar a nossa solução para mais municípios da região e contribuir para entregar vacinas, medicamentos e um serviço em saúde de mais qualidade para a população da região”.
O prefeito de Lages, Antonio Ceron, ressalta a importância da união entre a Prefeitura através da Secretaria de Saúde com o Orion Parque a fim de aproximar inovações que façam o município alcançar cada vez mais melhorias no serviço público. “O uso dessa nova tecnologia na Vigilância Epidemiológica para o controle de temperatura das vacinas demonstra o comprometimento do município em garantir a qualidade e a segurança dos estoques refrigerados através de um controle preciso e imediato”.
Além da implementação de soluções tecnológicas na cidade, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Lages é uma das instituições de ensino participantes do projeto global The Things Network. Nesta iniciativa, o IFSC realiza atividades para fomentar inovações em IoT junto a startups e empreendedores com o objetivo de ampliar a cobertura de uma rede aberta LoRaWAN, a qual possui conectividade de longo alcance e baixo consumo de energia.
“Um dos maiores desafios para empreendedores que querem desenvolver soluções com o uso de IoT é a disponibilidade e a cobertura de redes de telecomunicação, dessa forma, criar estas estruturas acaba se tornando bastante custoso e pode inviabilizar muitos projetos”, explica Costa sobre a importância de iniciativas que possibilitem a conexão com equipamentos inteligentes.
A Circuits é uma empresa associada à ACATE e também encontrou outras oportunidades de negócios nas conexões que o ecossistema catarinense oferece às startups, como a implementação da sua solução com a Unimed Chapecó em 2022 por meio do programa de inovação aberta da ACATE, o LinkLab.
*Foto: Thiago Junkes/Prefeitura de Lages
Vertical Saúde da ACATE
A Vertical Saúde é composta por mais de 80 empresas de tecnologia que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções para o segmento de saúde.
Além de soluções como a da Circuits, o grupo também desenvolve tecnologias baseadas em IoT, business intelligence, big data e analytics com aplicação para medicina preventiva e personalizada, sistemas para gestão de equipamentos e informações médicas, indicadores para gestão de saúde, biotecnologia e nanotecnologia.
É uma empresa de tecnologia para saúde? Saiba mais e participe da Vertical.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.