CISB organiza missão na Suécia para gestores brasileiros de P,D&I
O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) promove o “Swedish Open Innovation Learning Week”, entre os dias 7 e 12 de junho, na Suécia. Trata-se de uma missão a ser realizada nas cidades de Estocolmo, Gotemburgo e Linköping, com o objetivo de levar executivos brasileiros, pesquisadores e funcionários de governo para interagir com alguns dos principais atores do sistema de inovação sueco. O registro ainda está disponível e pode ser feito no site do CISB.
O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) promove o “Swedish Open Innovation Learning Week”, entre os dias 7 e 12 de junho, na Suécia. Trata-se de uma missão a ser realizada nas cidades de Estocolmo, Gotemburgo e Linköping, com o objetivo de levar executivos brasileiros, pesquisadores e funcionários de governo para interagir com alguns dos principais atores do sistema de inovação sueco. O registro ainda está disponível e pode ser feito no site do CISB.
“O programa é direcionado a gerentes de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), principalmente das áreas de Aeronáutica e Defesa”, explica Alessandra Holmo, Managing Director do CISB. “Nosso objetivo é abrir o caminho para que empresas e instituições de pesquisa do Brasil conheçam o sistema de inovação sueco e estabeleçam parcerias em P,D&I, com os atores chave da Suécia nestes setores”, prossegue.
A Suécia é uma das nações mais inovadoras do mundo. Investe 3,6% do Produto Interno Bruto em ciência e tecnologia. Algumas das maiores e mais inovadoras empresas do mundo são suecas: Ericsson, Electrolux, Tetrapak, IKEA, Scania, SAAB e Volvo, entre outras. Inovações como o zíper, a dinamite, o sistema de posicionamento global, entre outras, nasceram na Suécia. Os próprios conceitos de sistema de inovação e de parque tecnológico foram implantados de forma pioneira naquele país. O sistema sueco é baseado na hélice tripla – interação entre academia, empresas e governo – para apoiar projetos de inovação que contribuam com o avanço do conhecimento e a aumento da competitividade das empresas e parceiros.
Atividades da missão – A programação da semana de inovação aberta na Suécia começa em Linköping, dia 8 de junho, com uma apresentação geral sobre o sistema sueco e seus atores, com destaque para o papel das startups e visitas ao Mjärdevi Science Park e ao cluster aeroespacial sueco. No segundo dia, na mesma cidade, serão discutidos o modelo de hélice tripla e as oportunidades oferecidas para parceria no âmbito do Programa Nacional de Pesquisa Aeroespacial (NFFP) sueco. Haverá também uma visita à SAAB, empresa encarregada de fornecer ao Brasil o caça Gripen.
No dia 10, os participantes visitarão Gotemburgo. Lá, vão conhecer as arenas de inovação aberta promovidas por uma das maiores instituições de ensino superior e pesquisa da Suécia, a Chalmers University of Technology, assim como a política de propriedade intelectual da Suécia. Visitarão ainda o Lindholmen Science Park, um dos maiores parques tecnológicos da Suécia, e a empresa GNK Aerospace, uma empresa sueca chave do setor aeronáutico.
Dia 11 de junho, em Estocolmo, a visita será ao Royal Institute of Technology (KTH), outro grande centro de pesquisa e inovação do país. Também serão visitados a Associação Sueca de Empresas de Defesa e Segurança e a unidade de Segurança e Defesa da SAAB, localizada nesse município. No último dia da programação, 12 de junho, ainda em Estocolmo, será apresentado o Programa Nacional em Aeronáutica, o INNOVAIR, que representa a hélice tripla no setor, o qual é financiado em parte pela VINNOVA, a agência de inovação da Suécia – equivalente à Finep no Brasil.
Inscrição – A missão tem número limitado de participantes, de forma a garantir a qualidade das visitas. É preciso fazer um pré-registro e a preferência será dada pela ordem de registro, feito pelo endereço www.cisb.org/oilw. Para participar, o interessado deverá investir US$ 4 mil. Nesse valor estão inclusos: visitas, palestras e seminários, hospedagem, transporte dentro da Suécia para os locais a serem visitados e alimentação durante o dia. Custos como passagem aérea entre Brasil e Suécia e seguro viagem, entre outros, ficam por conta do participante.
Sobre o CISB – Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem como objetivo: identificar, desenvolver e apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que envolva tecnologias avançadas dentro de uma vasta gama de setores. Seu modelo operacional é inspirado nos parques tecnológicos suecos e baseado nos princípios de inovação orientada por desafios, inovação aberta e hélice tripla. O CISB atua como facilitador, catalisador e gestor da rede colaborativa formada pelos seus membros e parceiros dos dois países.
Criação de projetos multi-institucionais, organização de workshops internacionais e missões internacionais, facilitação de programas de intercambio de pesquisadores e treinamento em gestão de inovação são algumas das ações realizadas pelo CISB.
Fazem parte do seu quadro de membros, empresas como Saab AB, Scania Latin America,Volvo Cars e Clavister, institutos de pesquisa como Innventia, SP Technical Research Institute of Sweden e SENAI, além de universidades suecas como Royal Institute of Technology, Chalmers University, Linkoping University, Halmstad University e Lund University.
Fonte: UFSCar