ClicBusiness recebe aporte de R$ 1,8 milhão do Fundo SC para dar início a sua operação independente
A Paradigma Business Solutions S/A anuncia aporte de R$ 1,8 milhão do Fundo SC para impulsionar o início das operações independentes da ClicBusiness Software S/A, uma spin off de seu negócio original dedicado à operação de um portal de serviços de colaboração e integração da primeira rede de negócios, formada por portais de procurement independentes e suas comunidades de fornecedores, o portal www.clicbusiness.com .
A Paradigma Business Solutions S/A anuncia aporte de R$ 1,8 milhão do Fundo SC para impulsionar o início das operações independentes da ClicBusiness Software S/A, uma spin off de seu negócio original dedicado à operação de um portal de serviços de colaboração e integração da primeira rede de negócios, formada por portais de procurement independentes e suas comunidades de fornecedores, o portal www.clicbusiness.com .
“A ClicBusiness foi criada em julho de 2012, com objetivo de dar independência e identidade própria ao novo negócio que a Paradigma vinha desenvolvendo desde 2009, voltado ao mundo de “cloud computing business services”. Esta é uma diversificação importante do negócio original, que traz uma nova opção estratégica para crescimento no segmento de negociações e relacionamento eletrônico. Esse negócio deve ser um dos mais promissores do setor de software nos próximos anos”, comenta a presidente da Conselho da ClicBusiness e CEO da Paradigma, Andréa Boudeville.
A empresa já foi concebida como uma sociedade anônima, com regras de governança aportadas em seu estatuto social e no acordo de acionistas celebrado com o novo sócio, o FUNDO SC. O FUNDO SC tem como principais investidores a FINEP, CELOS – Fundo de Previdência da Eletrosul, SCPar, WEG Participações, Intelbrás, entre outros investidores em empresas de tecnologia. O fundo é co-gerido por uma parceria realizada entre a gestora catarinense BZPlan e a mineira FIR Capital.
“A ClicBusiness atraiu o FUNDO SC tanto pela inovação e perspectiva de crescimento do negócio – que pode gerar uma das maiores empresas brasileira de TI, voltadas a ofertas de soluções para os segmentos B2B e G2B – como pela organização do modelo de gestão e do seu business plan. A companhia já nasce com conselho de administração profissional, um modelo de governança consistente e executivos com experiência setorial e de gestão”, comenta Marcelo Wolowski, conselheiro da ClicBusiness e representante do FUNDO SC.
Estrutura da operação
O Conselho de Administração da ClicBusiness é presidido pela executiva paulista Andréa Boudeville e composto por mais três profissionais com especialidades diferentes: Topázio Silveira Neto, presidente da Flex, uma das maiores empresas de contact center do Brasil, empresário e executivo experiente, com passagem por outros segmentos; Marcelo Wolowski, diretor da BZPlan, especializado na análise de empresas e consultoria de gestão e de desenvolvimento de negócios e Marcelo Villa Nova, executivo de perfil comercial, que atua com a Paradigma nos segmentos de Energia e Financeiro.
Gérson Schmitt, fundador da ClicBusiness e da Paradigma, executivo com 30 anos de atuação em diferentes empresas e setores econômicos, assume como CEO da nova empresa nos dois primeiros anos para estruturar sua operação, ofertas e fazer um processo de “go to Market”. Rodrigo Werlang assume como CIO. Profissional especializado, que atua há 10 anos no mesmo cargo na Paradigma, Rodrigo poderá orquestrar em posição privilegiada a integração e arquitetura tecnológica de ambas as empresas.
A nova empresa proverá soluções de negócios atendidos, exclusivamente, pela internet no modelo “SaaS – Software as Service”, com baixo custo operacional e atendimento personalizado, mas com modelo de serviços padronizado para ser facilmente escalável. Ao mesmo tempo em que consolida a demanda de portais de procurement associados, criando um canal de venda reverso para fornecedores.
“Os serviços de sourcing da ClicBusiness têm grande aderência e ganhos de produtividade relevantes na busca e localização de fornecedores, com filtros e informações de perfil, experiência e reputação no atendimento de processos de compra eletrônica de empresas e governo”, explica Gérson Schmitt, CEO da ClicBusiness e presidente do Conselho de Administração da Paradigma.
O ClicBusiness começou a ser planejado em 2008 e seu desenvolvimento iniciou em 2009 com a formação de um Grupo de Usuários dos portais de procurement da Paradigma Business Solution, que passou a colaborar com a definição da arquitetura e funcionalidades de um novo serviço para atender às necessidades de sourcing direto e indireto de portais de procurement. A partir de 2011, iniciou a operação pioneira do portal www.clicbusiness.com.
Portal conecta uma comunidade de mais de 70 mil fornecedores
Em 18 meses de funcionamento, o portal vem evoluindo em serviços e acumulando números de negócios surpreendentes. “O portal já atende cerca de 180 unidades compradoras de 17 portais de procurement associados, conectados a uma comunidade de mais de 70 mil fornecedores. Esses portais já movimentaram cerca de R$ 8 bilhões em 150 mil processos de compra”, conta Schmitt.
De acordo com o executivo, o ClicBusiness foi concebido para ser o “hub” dos “hubs” de uma rede de portais de procurement de operação independente, mas integrados por uma operação “SaaS” (Software as a Service) de serviços de colaboração e canal comercial para a cadeia de valor. Um projeto inédito em todo mundo.
Parceria com a TOTVS
O projeto pode ganhar um impulso adicional com a escolha da TOTVS pela plataforma tecnológica da Paradigma WBC Procurement integrada com o serviço de sourcing do ClicBusiness para ofertar uma solução de portal de compras eletrônicas personalizado para seus clientes, denominada TOTVS Marketplace (TMp) – uma solução “SaaS” operada a partir do datacenter da TOTVS.
No primeiro semestre de 2012, foram concluídas as integrações nativas com os dois principais sistemas de gestão da empresa e iniciou-se, recentemente, o processo de venda de uma oferta destinada a uma base de 26 mil clientes de ERP.
“Caso a TOTVS conquiste, até o final desta década, pelo menos 40% dos seus clientes com a solução de procurement e sourcing TMp & ClicBusiness poderemos alcançar uma comunidade de mais de 1 (um) milhão de fornecedores, de um total estimado de pelo menos 2,6 milhões de empresas que vendem produtos e serviços para a base de clientes da TOTVS”, comenta Andréa Boudeville.
A TOTVS é considerada a maior empresa de TI do Brasil, a melhor empresa do ano pelas revistas Exame e Isto É Dinheiro, a sexta maior empresa de ERP do mundo e possui 46% de market share no Brasil. “Estamos com a maior e melhor parceria que poderíamos conseguir no Brasil”, afirma a presidente do Conselho da ClicBusiness.
De acordo com Gérson Schmitt, considerando a possibilidade de êxito desse cenário, até o final dessa década, o faturamento conjugado da Paradigma e ClicBusiness pode ser 10 vezes maior que a projeção mínima de R$ 50 milhões para cinco anos.
“O modelo de operação da primeira rede de negócios e colaboração entre portais de procurement vai trazer produtividade e competitividade para os fornecedores que passam a ter acesso unificado a uma grande demanda de compra consolidada de todos portais associados ao ClicBusiness e à otimização do esforço e processo de localização e identificação do perfil desses fornecedores pelos portais”, explica Schmitt.
O ‘Google’ dos negócios eletrônicos
Apontado pelo mercado como o “Google dos negócios eletrônicos”, o portal ClicBusiness tem uma arquitetura que conecta automaticamente dezenas de portais associados via um conjunto de web services para a formação colaborativa de um banco de fornecedores, onde todas empresas compradoras podem buscar, sob demanda, novas alternativas de atendimento e parceiros comerciais (sourcing direto).
Os portais associados também têm a opção de publicar sua demanda de compras para ser percebida e monitorada por fornecedores da base do ClicBusiness interessados em ser homologados por outros hubs compradores (sourcing indireto). Neste processo de solicitação de credenciamento de novos fornecedores, o ClicBusiness notifica automaticamente as partes e disponibiliza informações cadastrais e de contatos atualizados, identificação dos segmentos que atua cada empresa, suas referências de participação em processos de negociação eletrônica realizados por outros portais associados e sua reputação na opinião do mercado (funcionalidade disponível a partir de novembro de 2012).
Por apenas R$ 90,00, por mês ou R$ 900,00, por ano, a Clicbusiness viabiliza a troca de um custo operacional médio da ordem de 10% sobre vendas nos processos comerciais tradicionais de venda (vendedor comissionado, com grandes deslocamentos, veículos e equipamentos de TIC de maior valor, despesas e riscos operacionais com baixa taxa média de êxito), para um custo médio de venda eletrônica bastante inferior a 1%, baseado na automação do monitoramento de novas oportunidades de vendas, na consolidação da gestão da demanda de portais de compra em uma única interface inteligente e com “single sign on” (o mesmo usuário e senha para acesso simultâneo para todos portais credenciados), além da possibilidade de expansão comercial, a partir das facilidades e capilaridade de uma rede empresarial de negócios, cujo limite é a internet.
Sobre a Paradigma Business Solutions
Além do investimento contínuo no ClicBusiness, nos últimos três anos, a Paradigma vem implementando grandes evoluções que diferenciam suas plataformas de procurement, SRM (Supplier Relationship Management) e trading energy. Fundada em 1998, a Paradigma atende grandes projetos de negociação e relacionamentos eletrônicos para os setores públicos e privados, com foco principal nos segmentos de energia, governo (federal, estadual e municipal) e empresas da cadeia de valor.
A companhia ainda tem atuação destacada no mercado de capitais brasileiro, atendendo importantes projetos como a BBM – Bolsa Brasileira de Mercadorias e o Tesouro Direto da BM&FBovespa e no mercado atacado e de consumidores livres de energia, onde realizou todos megaleilões dos últimos 10 anos promovidos pela CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, entidade do Sistema Energético Brasileiro controlado pela ANEEL e Ministério de Minas e Energia.
Com unidades em Florianópolis (SC) e São Paulo (SP), a empresa atua em todo o território nacional e, por meio de parceiros, também no exterior, com exportações para três continentes. É líder nos segmentos de tecnologia para trading energy e de e-procurement/compras eletrônicas para o setor público e empresas privadas, presente em pelos menos 19 segmentos econômicos. Sua plataforma Paradigma WBC – Web Business Center acumula mais de um milhão de processos de negociações eletrônicas suportados, que resultaram em negócios fechados da ordem de um trilhão de reais.
Para mais informações acesse: http://www.paradigmabs.com.br