CogniSigns, startup associada à ACATE, é destaque em reportagem de capa da revista HSM
A empresa associada à ACATE CogniSigns, fundada pelos empreendedores Leandro Mattos e Andressa Roveda, que tem o propósito de erradicar o diagnóstico tardio do autismo, democratizando o acesso à triagem e tratamento, foi destaque em reportagem da revista HSM, publicação voltada para a gestão empresarial. A startup de impacto social está em processo de incubação no MIDITEC, incubadora gerida pela ACATE.
O tema da reportagem, que foi capa da publicação, abordou a “neurociência para negócios”. A CogniSigns foi uma das empresas destacadas, por utilizar a neurociência e inteligência artificial como base para uma plataforma tecnológica que auxilia no diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O cofundador da startup, Leandro Mattos, explicou, em depoimento à revista HSM, como a CogniSigns atua nesse processo.
“Quando pais ou cuidadores levam o paciente com suspeita de TEA ao médico, ele segue um protocolo mundial de perguntas para identificar sinais do autismo. O que a gente fez foi transformar esse conhecimento de perguntas em um chatbot mais amigável, chamado Vera. Conversando com a Vera, os pais fornecem as respostas que precisamos para comparar com a nossa base de dados e devolver para eles um pré-diagnóstico do paciente”, disse Leandro.
A CogniSigns ainda disponibiliza mais uma etapa digital para auxiliar no pré-diagnóstico e tratamento do autismo, que envolve captação do movimento ocular e reconhecimento de expressões faciais, enquanto os pacientes assistem a vídeos. Existe ainda uma etapa presencial, que reconhece reações comportamentais por visão computacional via câmeras especiais e que pode ser realizada em parceria com ONGs locais.
A startup de impacto social recebeu, ainda neste ano, investimento do diretor da Vertical Saúde da ACATE, Walmoli Gerber. Com o aporte, a CogniSigns está desenvolvendo novas versões do seu produto, a V.E.R.A. (Virtual Empathic Robot Assistant).
Programa StartOut
A CogniSigns também foi a primeira colocada no ranking do conceituado programa StartOut, que apoia a inserção de startups brasileiras em ecossistemas de inovação mais desenvolvidos ao redor do mundo.
Nesta edição do programa, a CogniSigns e outras 18 startups terão a possibilidade de internacionalizar seus negócios em Xangai, a maior cidade da China.