Com foco na medicina do futuro, encontro promove aproximação entre médicos e startups
Assim como a maioria das profissões, a medicina também deve ter rotinas e processos alterados com o desenvolvimento de novas tecnologias nos próximos anos. Diante desse cenário, o profissional da área da saúde deve ficar atento às mudanças e buscar aperfeiçoamento para uso de novas ferramentas que possam auxiliá-lo nas mais variadas tarefas. Para promover a aproximação entre os desenvolvedores dessas inovações e a classe médica, Vertical Saúde da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) promoveram nesta quinta-feira (18/05), em Florianópolis, o evento Startups na Saúde: uma nova oportunidade para o médico do futuro.
Para o diretor da Vertical Saúde da ACATE, Walmoli Gerber Jr., a distância entre médicos e empreendedores faz com que muitas vezes algumas tecnologias sejam aproveitadas por profissionais de regiões mais distantes e não no local onde elas são desenvolvidas. Nesse sentido, eventos para relacionamento são fundamentais para que os médicos locais possam conhecer algumas das soluções já existentes e também fortalecer as startups que desenvolvem esses produtos.
“Estamos realizando essas aproximações para ter o médico como um parceiro. Ele pode até mesmo ser um investidor, com um capital inteligente, para melhorar a capacidade das nossas empresas, dando condições para elas crescerem e desenvolverem soluções cada vez melhores”, afirma Gerber, que também é vice-presidente de Marketing, da ACATE.
Para exemplificar algumas das soluções já em uso no mercado, três empresas de tecnologia na área da saúde apresentaram aos médicos alguns de seus produtos. A startup Aquila desenvolve soluções em inteligência artificial para análise de mamografias e melhora nos diagnósticos. A Ciclix, por sua vez, desenvolve plataformas para racionalização, digitalização e otimização da operação hospitalar, com a simplificação de tarefas e aumento da produtividade. Por último, a Anestech mostrou suas soluções em equipamentos, prontuários eletrônicos e inteligência de dados para os médicos anestesistas.
Na avaliação do presidente da regional catarinense da Sociedade Brasileira de Mastologia, dr. Fernando Vechi Martins, é preciso fazer com que os profissionais da área pensem fora da caixa. Ele salienta a importância da parceria com a ACATE.
“O que nós vimos aqui hoje é que sabemos muito pouco quando saímos do nosso metiê, Precisamos estar inseridos nesse processo da nova agenda tecnológica. Quem não entrar nisso vai ficar obsoleto. Foi uma experiência fantástica. O potencial de Santa Catarina na área de tecnologia é imenso e vamos cada vez mais fomentar essas parcerias. Quem ganha com isso é a sociedade em geral”, diz Martins.
Composta por mais de 80 empresas, a Vertical de Saúde da ACATE conecta empreendedores que desenvolvem soluções para hospitais e profissionais da área em geral. A instituição realiza encontros regulares com o setor para debater a expansão tecnológica. Entre os parceiros está a Associação Catarinense de Medicina (ACM). No último mês, em Florianópolis, foi realizado um encontro entre startups e gestores da área, também com o objetivo de estreitar laços.
A Vertical Saúde
A Vertical Saúde é composta por mais de 80 empresas de tecnologia que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções para o segmento de saúde. Essas empresas desenvolvem soluções como IoT, business intelligence, big data e analytics com aplicação para medicina preventiva e personalizada, além de sistemas para gestão de equipamentos e informações médicas, indicadores para gestão de saúde, biotecnologia e nanotecnologia. Para saber mais, clique aqui.