Começa segunda prazo para envio de propostas ao edital Senai-Sesi
O aporte por proposta será limitado a R$ 200 mil, em caso de projetos em parceria com departamentos regionais de apenas uma das instituições, ou R$ 300 mil, se a proposta envolver unidades do Senai e do Sesi, juntas. O edital contempla todos os segmentos industriais, mas o destaque fica para a inovação tecnológica nos setores de biotecnologia, meio ambiente, alimentos, metalmecânica, eletroeletrônica, nanotecnologia, produtos farmacêuticos e polímeros. No caso do Sesi, os projetos devem atender às áreas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer e responsabilidade social empresarial.
Desde sua criação, em 2004, 291 projetos foram enviados ao Senai por empresas de todo o Brasil e 70 foram desenvolvidos em parceria entre as empresas e as unidades regionais, de acordo com o gerente-executivo da Unidade de Tecnologia Industrial (Unitec) do Senai, Orlando Clapp. "De uma carteira de 70 projetos, concluímos metade deles. Desses projetos concluídos, já observamos que mais de 50% tiveram a incorporação do seu resultado dentro das empresas, ou seja, o produto que foi planejado ou a alteração de processo delineada foram concluídos. Os resultados técnicos não só foram atingidos, como foram incorporados ao processo produtivo", disse Clapp durante o lançamento do edital de 2009.
De acordo com o gerente-executivo da Unidade de Tendências e Prospecção (Unitep) do Sesi, Fabrízio Machado Pereira, essa parceria com o Senai vai ao encontro do novo posicionamento da instituição implementada desde o ano passado, que visa à aproximação com as indústrias. "O Sesi está migrando de prestador de serviço para provedor de soluções. E, para isso, requer uma forte estratégia no campo da inovação. Esse edital é uma grande oportunidade para o Sesi aprender a gerar resultados e visibilidade para as tecnologias sociais, com impacto no setor produtivo industrial", afirmou Pereira na mesma ocasião.
Para o diretor-geral da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC), Roberto Nicolsky, a participação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no edital, através da oferta de bolsas do CNPq, também deve ser comemorada. "Trata-se da consolidação da visão de que as iniciativas da sociedade civil, por meio de suas entidades, merecem todo o respaldo e o apoio dos órgãos governamentais", ressaltou.