Comitiva do Ceará vem a Santa Catarina para conhecer o ecossistema de inovação
Na segunda-feira (28), a Associação Catarinense de Tecnologia recebeu a visita da comitiva do município de Quixadá (CE), com o intuito de apresentar o ecossistema de inovação de Florianópolis e do estado de Santa Catarina. Participaram do encontro o Prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, o Secretário de Desenvolvimento de Quixadá, Fabiano Barbosa, o Deputado Estadual, Salmito Filho, e os empresários Venâncio Freitas e Fábio Feijó.
O interesse em conhecer o celeiro da inovação veio do reconhecimento nacional de Florianópolis como um dos ecossistemas mais desenvolvidos do Brasil. Apelidada de Ilha do Silício, a cidade apresenta a maior densidade de startups e empresas de tecnologia do país, comparando-a com as regiões mais desenvolvidas do planeta nesse segmento. A vocação tecnológica pode ser considerada uma característica do Estado de Santa Catarina.
A comitiva foi recepcionada pela Gerente de Marketing e Integração, Sylvia Dantas, que destaca o terreno fértil de oportunidades em uma aproximação entre Santa Catarina e o estado do Ceará. “Foi muito interessante apresentar o cenário de inovação e tecnologia catarinense, os programas de incubação e aceleração da ACATE, além das nossas verticais de negócios e grupos temáticos. A estrutura que apresentamos para o empreendedor, a quantidade de empresas emergentes no mercado e, consequentemente, a necessidade de mão de obra qualificada surpreendeu os nossos visitantes. Em contrapartida, o município de Quixadá abriga um campus da Universidade Federal do Ceará voltado exclusivamente para cursos de formação em tecnologia. No entanto, a região não tem uma cultura de inovação. Ou seja, há a oportunidade de um intercâmbio de saberes. Nós podemos inspirá-los a desenvolver a cultura de inovação, e eles podem sanar parte do nosso déficit de mão de obra, ainda mais depois da realidade apresentada pela pandemia, em que não se precisa estar presente para se fazer parte de uma equipe.”, declara Sylvia Dantas.
O encontro entre a ACATE e a comitiva do Ceará foi realizado no Centro de Inovação Primavera (CIA Primavera), que faz parte da Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina.
Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado
A Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado oferece serviços que apoiam o empreendedor desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia até estar pronto para encarar o mercado, crescer e escalar. Além disso, os Centros de Inovação estimulam a inserção da cultura de inovação nas empresas de cada região possibilitando a conexão entre startups e empreendedores com empresas consolidadas e outros atores importantes. Para operacionalizar esses objetivos, os Centros de Inovação dispõem de serviços como pré-incubação de empresas, incubação, aceleração, coworking, espaço maker, espaço para eventos e capacitações, espaço para P&D, Marketplace, One Stop Shop, conexão com instituições financeiras e investidores e assim por diante. Esses serviços e atividades são oferecidos diretamente pelo Centro ou por meio de parceiros do ecossistema. Atualmente, a Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado opera 5 centros localizados em Lages, Jaraguá do Sul, Joinville, Videira e Florianópolis, e está em implantação em Blumenau, Chapecó, Itajaí, Joaçaba, Tubarão, Brusque, São Bento do Sul, Caçador e Rio do Sul.
FAPESC
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Fapesc, é uma das instituições comprometidas a fomentar as ações de integração entre os Centros de Inovação do Estado. Esses centros costumam estabelecer elos entre pesquisa e mercado. Por isso, a ACATE é uma entidade parceira da Fapesc, órgão do governo estadual, que repassa recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. Por meio desses recursos é possível contratar os bolsistas que atuam para o fortalecimento dos centros credenciados à Rede Catarinense de Centros de Inovação. Esse vínculo proporciona ao ecossistema de inovação um crescimento com base sustentável e consonante com as necessidades das empresas catarinenses que buscam aprimorar-se e renovar-se para fortalecer e fomentar o setor de tecnologia em Santa Catarina.