Comitiva do Governo e do Sebrae de Roraima realiza visita ao ecossistema de inovação de Florianópolis
Os Centros de Inovação ACATE, Primavera, Downtown e Sapiens Parque, receberam nos dias 5 e 6 de julho a visita técnica de comitiva do Governo do Estado de Roraima. Composta pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Roraima, Emerson Carlos Baú, pelo Coordenador de Tratamento de Dados Digitais, Reginaldo Rubhi Braga Gonçalves, e integrantes do Sebrae/RR Itamira Soares e Franslyn do Nascimento. A visita foi realizada com o objetivo de conhecer os ambientes e projetos de inovação de Florianópolis e Santa Catarina, além de gerar esforços na formação de políticas de inovação para o estado de Roraima.
Entre os projetos apresentados à comitiva está a Rede Municipal de Centros de Inovação, uma iniciativa pioneira no país realizada através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a ACATE, e a Rede Estadual de Centros de Inovação, fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), também em parceria com a ACATE, na realização de ações de integração entre os espaços de inovação de Santa Catarina. Ambos os ecossistemas representados pelas redes são referências para a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima para a geração de boas práticas e insights que podem ser replicados no estado da Região Norte.
Rede de Inovação e Especialização Inteligente do Município de Florianópolis
A Rede de Inovação Florianópolis investe, por meio dos Centros de Inovação, em capacitações, eventos, maratonas de tecnologia e inovação, aumento no acesso a investidores e atração de negócios para a cidade. Com esta iniciativa, a Rede acaba por viabilizar encontros crossector, investindo em especialização inteligente, além de contribuir para que cada centro de inovação seja vocacionado.
Em Florianópolis, existem quatro Centros de Inovação credenciados à Rede de Inovação, projeto pioneiro da Prefeitura Municipal em parceria com a ACATE. Denominados CIA Primavera (na Rota da Inovação, no bairro Saco Grande), CIA Downtown (Centro de Florianópolis), CIA Sapiens Parque (Norte da Ilha, em Canasvieiras) e Soho (na Grande Florianópolis, no bairro Coqueiros). Os 4 centros também se conectam e atuam em sinergia com os 14 centros de inovação em fase de implantação pelo Estado de Santa Catarina, localizados em diferentes municípios.
Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado
A Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado oferece serviços que apoiam o empreendedor desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia até estar pronto para encarar o mercado, crescer e escalar. Além disso, os Centros de Inovação estimulam a inserção da cultura de inovação nas empresas de cada região possibilitando a conexão entre startups e empreendedores com empresas consolidadas e outros atores importantes. Para operacionalizar esses objetivos, os Centros de Inovação dispõem de serviços como pré-incubação de empresas, incubação, aceleração, coworking, espaço maker, espaço para eventos e capacitações, espaço para P&D, Marketplace, One Stop Shop, conexão com instituições financeiras e investidores e assim por diante. Esses serviços e atividades são oferecidos diretamente pelo Centro ou por meio de parceiros do ecossistema. Atualmente, a Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado opera 5 centros localizados em Lages, Jaraguá do Sul, Joinville, Videira e Florianópolis, e está em implantação em Blumenau, Chapecó, Itajaí, Joaçaba, Tubarão, Brusque, São Bento do Sul, Caçador e Rio do Sul.