CONATI destacará o caso de sucesso do Consórcio Actminds
Um dos destaques da programação da primeira edição do “Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais – CONATI”, encontro que será realizado nos dias 5 e 6 de maio, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, é o painel que detalha três casos de sucesso envolvendo iniciativas associativas no setor de TI, entre elas a do consórcio de exportação de software Actminds, de Campinas.
Um dos destaques da programação da primeira edição do “Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais – CONATI”, encontro que será realizado nos dias 5 e 6 de maio, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, é o painel que detalha três casos de sucesso envolvendo iniciativas associativas no setor de TI, entre elas a do consórcio de exportação de software Actminds, de Campinas.
“Nossa proposta é apresentar experiências bem-sucedidas, os desafios que precisaram ser superados e os bons resultados que foram alcançados como estratégia para fomentar a formação de alianças entre as companhias brasileiras para que elas possam ganhar mais musculatura e competitividade não apenas no exterior, mas por aqui também”, explica José Antonio Antonioni, diretor de Qualidade e Competitividade da SOFTEX.
O Consórcio Actminds (www.actminds.com), que reúne 31 empresas e é apoiado pela SOFTEX e pela Apex-Brasil, foi fundado pelo Grupo de Exportação do Núcleo SOFTEX Campinas com o objetivo de unificar, com mais foco e força, as ações de exportação empreendidas isoladamente.
“Não nos faltaram problemas: o tamanho das empresas, a obtenção de recursos para a realização das atividades no exterior, a escolha dos mercados-alvo, a oferta de produtos e, principalmente, a dificuldade de algumas companhias em não enxergar as outras empresas como parceiras, mas sim como concorrentes”, relembra Fábio Pagani, coordenador do Actminds.
Para apoiar o processo decisório, sempre pautado na união e no trabalho em conjunto, foi implementado um modelo de trabalho batizado de “alta coesão, baixo acoplamento” e criada uma marca única. A organização necessária e o trabalho demandado para executar esta visão foram exaustivos e, muitas vezes, de difícil convergência. Ele envolveu, para citar apenas alguns exemplos, três planos estratégicos e 300 reuniões de trabalho, além de um estatuto bastante elaborado, com regras para a solução de conflitos, entrada e saída de empresas no Grupo, divisão de negócios, recursos, despesas e responsabilidades.
No ano passado, apesar a crise financeira mundial, o Actminds registrou um aumento de 24,84% em seu faturamento, que superou R$ 279,9 milhões. Para este ano, o consórcio projeta um crescimento de aproximadamente 38% no volume de negócios, que tem entre os seus principais mercados-alvo os Estados Unidos e a região do Caribe e da América Central. “O nosso sucesso comprova que o modelo de consórcios regionais não só pode como deve ser replicado para outras regiões do país. É importante para o sucesso de nossa indústria estimularmos o surgimento de iniciativas similares”, reforça Fábio Pagani.
Como lembra José Antonio Antonioni, o Programa SOFTEX de Alianças Empresariais (PAEMP), que também será apresentado no CONATI, apoiará este ano dez grupos de empresas interessados na formação de alianças baseadas três modelos: consórcios de empresas, joint-ventures, e fusões e aquisições. “Eles se mostraram mais adequado ao perfil das empresas associadas ao Sistema SOFTEX e aos objetivos de obtenção de resultados de negócios no médio prazo”, conclui Antonioni.
Inscrições e informações adicionais sobre o “I Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais – CONATI” no endereço www.conati.softex.br.
I Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais – CONATI
Data: 5 e 6 de maio – Horário: das 9h00 às 18h00
Local: Hotel Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150
Informações e Inscrições: www.conati.softex.br
Assessoria de Imprensa da SOFTEX