Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação aborda novas ideias e desenvolvimento catarinense
Idealizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Santa Catarina, junto com um comitê organizador composto por representantes da sociedade, academia, setor empresarial e governo, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação aconteceu esta semana, dos dias 03 a 04 de abril. O principal objetivo é a elaboração de propostas para as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina visando o desenvolvimento sustentável do País e constituindo uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A programação incluiu a formação de grupos de trabalhos, exclusivos para convidados que representam as 4 hélices: governo, academia, sociedade civil e empresas. Paralelo a estes encontros, aconteceram as conferências livres, onde os participantes tiveram a liberdade de discutir e debater sobre diferentes temas de forma informal e aberta.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, destaca que a Conferência é um evento importante para promover o diálogo, a colaboração e o desenvolvimento de novas ideias e proposição de debates sobre temas que impulsionam o progresso e o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina. “Trata-se de um importante encontro dos líderes regionais que atuam no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação para a elaboração de diretrizes estratégicas para o desenvolvimento do Ecossistema de CT&I.”, enfatiza Fett.
A noite oficial da abertura foi realizada no Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis. Um painel sobre desafios e investimentos no setor de tecnologia e inovação também fez parte da programação. Comandado pelo jornalista Fabrício Umpierres Rodrigues, editor do portal SC Inova, contou com a participação de Diogo Quintino (Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e inovação ); Iomani Engelmann (Presidente da ACATE) ; Gilson Zimmeramnn (Coordenador do Movimento ODS Nacional em Santa Catarina) e Jacques Mick (Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina).
O segundo e último dia da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina foi marcado pela apresentação das propostas desenvolvidas pelos quatro grupos de trabalho durante os dois dias de conferência. O Grupo 1, debateu o eixo 1- Recuperação, expansão, consolidação do sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; o tema do grupo 2 foi: Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; a equipe 3 focou as discussões no seguinte tema: Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e o grupo 4, debateu: Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
A apresentação das propostas foi mediada pelo professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina ), Roberto Pacheco, que também criou a metodologia usada na conferência. “Houve 40 propostas apresentadas nos quatro eixos, o que é bastante robusto. Cada proposta possui métricas para mensurar a situação anterior e posterior. É um trabalho que nos deixa muito contentes com o resultado. Agora a missão é levá-lo para a Conferência da região sul e posteriormente para a estratégia nacional”, explicou.
O presidente do Comitê Organizador e diretor da SCTI, Diogo Quintino, participou do encerramento da Conferência. Ele explicou ainda que há muito trabalho pela frente. “ Agora todo este material será formatado para ser apresentado na conferência regional de Curitiba. E posteriormente as propostas serão entregues para a conferência nacional em junho, em Brasília”, destacou Diogo.
Sobre os Centros de Inovação
Os Centros de Inovação, constituídos por entidades empenhadas em fomentar o empreendedorismo e a inovação, englobam pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, coworkings, e outros elementos. Essa rede estratégica visa unir esforços e direcionar recursos, tanto financeiros quanto não financeiros, para impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de inovação e da nova economia em Santa Catarina. Com uma ampla gama de serviços, esses centros apoiam empreendedores desde o estágio inicial de suas ideias até o momento em que estão prontos para enfrentar o mercado, crescer e expandir seus negócios. Para mais detalhes, acesse https://www.centrosdeinovacao.sc.gov.br/.
Fonte: GOVSC | Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM GOVSC
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.