1° Congresso Internacional de Cases de Open Innovation premia empresa de SC
Aconteceu no Rio de Janeiro, durante os dias 3 a 6 de outubro, a Open Innovation Week (Oiweek) em comemoração aos 15 anos de Open Innovation no Brasil. A Oiweek foi realizada durante o evento Rio Innovation Week e contou como diversas parcerias, dentre ela a Sai do Papel, FINEP, Prefeitura do Rio, além de patrocinadores como Unimed, Sicredi, Kenvue, Isa, Enel, Alelo, Elo, Vibra, Cemig, Iguá, SAP. Durante o evento foi inaugurada o 1° Congresso Internacional de Cases de Open Innovation.
Ao longo dos 4 dias de evento, o Congresso apresentou 215 casos aprovados e inscritos, do total de 406 cases submetidos. Para submeter os cases, os autores deveriam enquadrar suas práticas de Open Innovation dentro de seis grandes temáticas: corporações-startups, intersetorial ou cadeia de valor, empresa-universidade/ICTs, entidades público-privada, ecossistemas e ESG. Cases que apresentaram os seus processos de interação, entre no mínimo dois atores, e resultados tangíveis, foram selecionados para serem apresentados. Ao total foram realizadas 43 sessões técnicas divididas nas áreas de tecnologias emergentes, educação, recursos humanos e produtividade, hubs de inovação, inovações em ESG, infraestrutura e cidades, saúde, logística e mobilidade, indústrias, agronegócio, marketing e consumo legal e fintechs; além de reunir centenas de startups, pequenas e médias empresas, entidades públicas e grandes corporações.
Para o Congresso de Cases foram mobilizados diversos recursos. Além da infraestrutura cedida ao evento, foram contabilizados mais de 215 apresentadores-palestrantes, 130 avaliadores de trabalhos e 35 moderadores de sessões técnicas. Durante o evento foram calculados, por dia, uma média de 315 pessoas como expectadores, sendo eles profissionais de alta direção, proprietários de empresas, responsáveis por instituições de ciência e inovação, além de interessados no assunto.
O ápice do evento foi a cerimônia de premiação. Nela, as sete áreas temáticas premiaram seus melhores cases. Além das áreas temáticas, foi concedido a um dos sete vencedores o título de melhor case do evento. Todo o evento foi organizado pela 100 Open Startups, o qual tem liderado as tratativas de Open Innovation no Brasil. Segundo Luiz Guilherme Antunes, Coordenador Acadêmico do Congresso de Case, “É necessário que ações como esta (Congresso) sejam realizadas, para que a sociedade civil, empresarial e acadêmica veja o potencial e o impacto do Open Innovation. Tornou-se importante, reconhecer que a inovação advém da construção coletiva de conhecimentos, para muito além dos muros das universidades. A partir das interações entre diferentes atores do ecossistema que a inovação toma forma e consegue chegar à sociedade e ao meio ambiente, transformando o dia a dia da sociedade e preservando a natureza”.
A Startup Mundi foi a vencedora da categoria “Melhor Case Corporações-Startups”, apresentado junto com a Andrade Gutierrez (uma das maiores empresas de engenharia e construção da América Latina). A startup associada à ACATE e participante da Vertical de Negócios Edtech promove uma plataforma de jogos em equipe para desenvolver habilidades em inovação, empreendedorismo e ESG através de técnicas de startups para impulsionar o crescimento de empresas dos mais variados tamanhos.