Congresso mostra impactos da inovação na cadeia produtiva
Os processos inovadores adotados por 22 empresas de grande porte com atuação no Brasil serão apresentados no 5º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria. Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sebrae, o evento ocorrerá em 3 de setembro, no Centro de Convenções do WTC Sheraton, em São Paulo, e terá a presença de mais de 600 empresários e diretores dos maiores empreendimentos do país.
Os processos inovadores adotados por 22 empresas de grande porte com atuação no Brasil serão apresentados no 5º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria. Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sebrae, o evento ocorrerá em 3 de setembro, no Centro de Convenções do WTC Sheraton, em São Paulo, e terá a presença de mais de 600 empresários e diretores dos maiores empreendimentos do país. Indústrias de diferentes segmentos produtivos apresentarão suas metodologias inovadoras, os impactos das inovações para o mercado e o consumidor, os principais gargalos enfrentados e as lições aprendidas com o processo.
O objetivo da CNI é desmitificar o tema e mostrar que há diferentes formas de inovar e que práticas inovadoras podem ser adotadas por negócios de qualquer porte. “As empresas têm percebido que sem inovação não vão conseguir sobreviver a médio e longo prazo. E ela acontece no dia a dia. Não se pode atingi-la simplesmente com experiências de laboratório. O 5º Congresso busca mostrar que quando uma empresa inova, ela movimenta toda a cadeia produtiva. Por isso, inovação se faz com parcerias e conexões”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
O congresso discutirá educação e empreendedorismo, tecnologia e inovação, oportunidades do Brasil e inserção competitiva de pequenos negócios na cadeia de valor de grandes empresas. Além do presidente da CNI, estão confirmadas as presenças do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, do diretor-técnico Carlos Alberto dos Santos – que participa do debate sobre inserção competitiva dos pequenos negócios na cadeia de valor das grandes empresas; do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho; do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix; do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. Entre os palestrantes está David Krakauer, da Universit of Wisconsin-Madison, que falará sobre A ciência da criatividade: instituições de pesquisa, tecnologia democrática e revolução educacional.
A quinta edição do evento se concentrará na apresentação de resultados, enquanto os quatro anteriores se caracterizaram pelo acompanhamento e pelas propostas de políticas públicas e mobilização das empresas. Para mostrar os resultados da inovação na prática, a CNI fez uma radiografia do dia a dia de 22 grandes empresas. O trabalho inédito, intitulado Inovação em Cadeia de Valor – 22 Casos, aponta que há diferentes formas de inovar e os impactos decorrentes dos procedimentos adotados.
As 22 experiências exemplificam como a inovação ajudou a abrir ou consolidar mercados, reduzir custos, criar e fortalecer competências internas, além de valorizar a sustentabilidade. Nos relatos, há exemplos de inovações que resultaram na criação de um produto, na redução de custos, na geração de um modelo de gestão ou na reorganização social de uma comunidade. Todos têm em comum o envolvimento de outros atores no processo, como empresas, instituições de financiamento, universidades e clientes.
As empresas que contam seus processos inovadores no projeto da CNI são 3M, Altus, Basf, Bosch, Braskem, Camargo Corrêa, CPFL, Cristalia, Embraer, Fiat, Ford, GE, IBM, Johnson & Johnson, Klabin, Marcopolo, Microsoft, Natura, Oxiteno, Petrobras, Siemens, ThyssenKrupp.
Estratégia
O projeto inovação em cadeias de valor surgiu durante uma reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento coordenado pela CNI para colocar a inovação no centro da estratégia das empresas brasileiras. Em 2013, a MEI está completando quatro anos. Fundada em 2009, a Mobilização foi decisiva para mudar a forma como a inovação é discutida no país. Nos últimos quatro anos, o setor privado passou a tratar inovação como algo presente no dia a dia das empresas e não apenas em laboratórios e na Academia.
Serviço:
5º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria
Data e horário: 3 de setembro de 2013, das 8h às 16h30
Local: Centro de Convenções do WTC Sheraton (Avenida das Nações Unidas, 12.559 – Itaim Bibi – São Paulo)