Conheça os destaques de 2014 do programa de Verticais de Negócios da ACATE
A Diretoria das Verticais de Negócios da ACATE divulga o relatório de atividades realizadas em 2014 pelas empresas que integram o programa. No documento, que tem o objetivo de divulgar as principais ações e os dados mais relevantes dos grupos que integram negócios em áreas afins, destacam-se indicadores e iniciativas que contribuem com o crescimento das empresas, e, consequentemente, com o setor de TIC no Estado.
A Diretoria das Verticais de Negócios da ACATE divulga o relatório de atividades realizadas em 2014 pelas empresas que integram o programa. No documento, que tem o objetivo de divulgar as principais ações e os dados mais relevantes dos grupos que integram negócios em áreas afins, destacam-se indicadores e iniciativas que contribuem com o crescimento das empresas, e, consequentemente, com o setor de TIC no Estado.
Um dos destaques do ano foi capitaneado pela Vertical Educação, com o desenvolvimento dos projetos Cluster de Inovação na Educação em SC e Universidade Corporativa Setorial da ACATE. O primeiro conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação (SED) e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). No cluster, as empresas definiram três grandes grupos de soluções, relacionados a prototipação e experimentação, a infraestrutura de gestão e acesso e a mobilidade, autoria e autonomia. Um portfólio foi montado com as soluções integradas das empresas e o cluster segue em implantação em 2015. No segundo projeto, da Universidade Corporativa, um diagnóstico apontou áreas prioritárias para o setor tecnológico: desenvolvimento de produtos, implantação, comercial/vendas e gestão.
Em 2014, a Vertical Agronegócios reuniu as informações do setor em uma publicação, o Anuário Agronegócio & Tecnologia SC 2014, organizando os os principais dados referentes ao agronegócio do Estado. A publicação da edição 2015 já está confirmada.
Uma atividade que influirá nas 12 Verticais de Negócio da ACATE foi a reestruturação na atuação da Vertical Governo, com o objetivo de atender melhor as demandas dos associados. A Vertical será uma transversal, com grupos de interesse multitemáticos. Junto com as mudanças, o setor compôs as cinco prioridades de TIC em SC, reunindo participação institucional da ACATE na formulação de políticas de fomento e investimentos; criação de fundo garantidor de SC; investimentos em qualificação profissional; maior acesso e transparência às informações financeiras do governo e incremento do poder de compra de tecnologias pelo governo.
Outros pontos positivos foram o desenvolvimento do planejamento estratégico da Vertical Segurança, o protagonismo da Vertical Têxtil na realização do 1º Workshop das Indústrias do Vestuário do Oeste Catarinense e e a realização do Verticalmoço, encontro mensal para fomentar o networking e discutir temas atuais em voga no setor. Outros dois encontros das Verticais se consolidaram como importantes para os segmentos no calendário catarinense. Em 2015, o Energy Show, promovido pela Vertical Energia, irá para a 5a edição. Já o Seminário do Cluster de Tecnologias Inovadoras para Saúde, realizado pela Vertical Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), chega neste ano à 4a edição.
Índices mostram maior crescimento em empresas do programa
A Coleta de Indicadores das empresas participantes das Verticais de Negócios da ACATE realizada em 2014 apontou um crescimento anual acima da média do setor de tecnologia do Estado, com aumento de faturamento de quase 38%, considerando dados de 2012 a 2013. No contexto geral das empresas de tecnologia de Santa Catarina, o faturamento cresceu 20% no mesmo período. O dado foi constatado dentro de um universo de 67 empresas que participaram da consulta em 2012 e 2013.
O relatório 2014 é o principal instrumento de dados do setor da Associação, visto que hoje são poucos os dados públicos oferecidos pelo governo do Estado sobre o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. O modelo de Verticais de Negócios da ACATE nasceu no final de 2009 e atualmente conta com 12 Verticais, nas áreas de Sustentabilidade, Energia, Cloud Computing, Educação, Games, Governo, Manufatura, Saúde, Segurança, Telecom, Agronegócio e Têxtil. Juntas, contabilizam 126 empresas participantes em 2014.
Conheça em detalhes os principais números e conquistas das Verticais de Negócios da ACATE neste link. Para participar do programa e integrar uma vertical, envie um e-mail para [email protected] e manifeste seu interesse.