Construtech Experience reúne mais de 250 participantes de todo o país e promove conexões
Com foco em apoiar o mercado da construção civil através da inovação, a Vertical de Negócios Construtech da ACATE reuniu construtoras, incorporadoras, imobiliárias e empresas do setor de tecnologia para visualizar e discutir o ciclo do ativo imobiliário no Construtech Experience. A primeira edição do evento foi realizada no dia 18 de agosto no CIA Primavera, em Florianópolis (SC), onde mais de 250 pessoas de todo o Brasil, entre tomadores de decisão, profissionais e interessados no segmento puderam participar de mais de oito horas de imersão em painéis, soluções e networking.
O ciclo do ativo imobiliário consiste nas etapas de construção de um imóvel, desde sua viabilidade, passando pelo planejamento e obra até a comercialização final e utilização do ambiente, entre outras fases. Com uma programação que iniciou às 13h e se encerrou às 21h, o Construtech Experience discutiu cada uma das etapas do ciclo em painéis que apresentaram ferramentas, metodologias, cases e formas de aplicação de soluções desenvolvidas no estado e lançou um site que aponta a atuação das empresas associadas à ACATE em todas as fases do ciclo do ativo imobiliário, clique aqui para conferir.
Paula Lunardelli, diretora da Vertical Construtech e vice-presidente de Ecossistema da ACATE define que o Construtech Experience foi uma oportunidade do mercado nacional se conectar ao grupo catarinense de empresas no segmento, que representa o maior polo de construtechs do Brasil. “O evento foi um sucesso, com conteúdos e trocas de alto nível. Os diferenciais do evento foram trazer de uma forma clara onde estão as inovações e soluções no ciclo do ativo imobiliário e, mais do que isso, como as empresas geram valor”, destaca.
Passaram pelo palco principal, montado no lounge do CIA Primavera, representantes de players como as construtoras MRV, Tenda, Franzolin e Laguna, além das empresas Vistta, Noah e Augin. O lounge do CIA Primavera também sediou durante a tarde uma feira de negócios com empresas de tecnologia catarinenses que atuam nos segmentos da construção civil e imobiliário.
Com o objetivo de promover conexões, o evento abriu espaço para que empreendedores de 18 empresas de tecnologia e participantes da Vertical apresentassem suas soluções em pitchs de dez minutos para fundos de investimentos, hubs e demais empresas do segmento. Além deste tempo, interessados poderiam conhecer as inovações de forma imersiva e sensorial, por exemplo, através do metaverso, em uma sala destinada à experiência com as tecnologias.
Durante a tarde, os painéis foram realizados no auditório do CIA Primavera. Julia Fulco, head de Comunidade da Terracotta Ventures foi uma das painelistas e destacou o impacto do evento nos empreendedores e profissionais que participaram. “Este evento possui um status de provocação às empresas para que entendam a presença e a evolução do ecossistema. Além disso, há o aspecto educacional, em que quanto maior o nível dos palestrantes, a pessoa aprenderá mais e pode levar o aprendizado para dentro de sua empresa gerando impacto para o negócio e para o ecossistema”, aponta.
Visando conectar o segmento às soluções das empresas do ecossistema catarinense, a Vertical de Negócios da ACATE desenvolveu um Diagnóstico de Maturidade de Inovação, onde construtoras, incorporadoras e imobiliárias responderam a um questionário sobre seus desafios ao inovar. Ao final do diagnóstico, esses players receberão materiais exclusivos sobre soluções inovadoras que podem apoiá-los a alavancar resultados.
O Construtech Experience também proporcionou aos participantes momentos de coffee break e happy hour, em que foi possível o networking entre empresas. A engenheira civil Jaqueline de Melo e a técnica em edificações Rafaela Goulart contam que a construtora Hogar, onde trabalham, está integrando tecnologia aos seus processos em parceria com construtechs e o evento serviu para apontar que a empresa está no caminho certo. “Sair da obra e acompanhar estes conteúdos servem para abrir nossa mente. E aqui vemos que não estamos sozinhos, outras empresas possuem os mesmos problemas e buscam soluções”, afirmam.
A Vertical de Negócios Construtech, realizadora do evento, reúne empresas com soluções em tecnologia para locação e a venda de imóveis, análises de dados para o mercado imobiliário, relacionamento entre fornecedores e construtores ao longo da cadeia, planejamento de obras, entre outros. Estes negócios se reúnem periodicamente e promovem eventos, como o Construtech Experience, com o objetivo de potencializar o mercado da construção civil e promover o networking. As atividades realizadas pela Vertical tem patrocínio de alguns players associados, como: Sienge, Prevision, Alto Qi, Rede Vistorias, La Decora, Beupse, Cartesian, Porter Group, Blocco Ag e Imobiliária Digital.
A primeira edição do Construtech Experience também contou com o patrocínio das empresas PPA, Franzolin Engenharia, Hickivision – Grupo Sat Security, BalloonLab – RE/MAX, Construtor de Vendas, Vistta Consultoria e ImpactHub, além do apoio do iCON Hub, o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Rede de Inovação Florianópolis.