Consultores do MIDI Tecnológico discutem estratégias para suporte a incubadas
Nesta terça-feira (6), o coordenador Gabriel Sant’Ana Palma Santos e equipe do MIDI Tecnológico reuniram-se com consultores da incubadora para apresentar o atual status da instituição e discutir ações futuras.
Nesta terça-feira (6), o coordenador Gabriel Sant’Ana Palma Santos e equipe do MIDI Tecnológico reuniram-se com consultores da incubadora para apresentar o atual status da instituição e discutir ações futuras. O MIDI oferece atualmente às empresas incubadas consultorias por áreas específicas, tais como: Administrativa-Financeira, sob responsabilidade de Mário Baptista; Visão Empresarial, pelo empresário Norberto Dias; Jurídica, com o advogado Rafael Peixoto; Marketing, sob coordenação de Marcos Fantazzini Lima; Recursos Humanos, com Cláudia Petrus; Plano de Negócios, com Ronaldo Canali; Contabilidade, com apoio de Ismael Rogério da Silva e assessoria de imprensa, por meio da jornalista Rosângela Longhi.
O apoio às empresas nascentes de base tecnológica por meio das consultorias auxilia a identificação e resolução de dificuldades pontuais em áreas complementares ao desenvolvimento da tecnologia em si. De acordo com o consultor Norberto Dias, a sinergia decorrente deste contato é fundamental e as transformações e resultados já são bastante visíveis no dia a dia das empresas.
Durante a reunião, ainda foram apresentadas as oito novas incubadas virtuais e discutiu-se o último processo seletivo. Para o consultor Marcos Fantazzini, que atua junto ao MIDI Tecnológico desde 2003, um dos principais objetivos deste processo é identificar a capacidade de empreender. “Empreendedor não se cria, se qualifica. Por isso, a seleção deve perceber essa capacidade e dar suporte ao crescimento”, completa. A recepção às novas associadas será realizada nesta sexta-feira, a partir das 9h30, na sede da ACATE.
Ao contrário do que se costuma pensar, os desafios para o estabelecimento e crescimento de novas empresas de base tecnológica não são relacionados à falta de verba, mas sim de alinhamento de expectativas em relação ao mercado, definição de modelo de negócios, entre outros. Junto à atuação dos padrinhos da incubadora, os consultores devem discutir e orientar as empresas, de modo que elas possam desenvolver com equilíbrio em todas as áreas empresariais.
A caminho do MIDI 2.0: CERNE
A reunião com os consultores do MIDI também abordou a reformulação da incubadora, que pretende ser um modelo inovador de geração de empresas de base tecnológica com alto valor agregado: o MIDI 2.0. Sob essa perspectiva, o último processo seletivo já foi realizado de forma diferenciada – elevando o nível de entrada -, mas outras estratégias já estão sendo colocadas em prática.
A incubadora irá coordenar a implementação do modelo CERNE (Centros de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), cujo objetivo é implantar um novo modelo de atuação das incubadoras nacionais, que contempla a implantação de diversos processos e práticas-chave, visando a obtenção de sucesso das empresas apoiadas. A iniciativa prevê ações e reformulação de metodologias e processos para a incubadora e para as incubadas.
O encontro também reforçou a mudança das incubadas para a nova sede da ACATE, no Floripa Tec Park, que deve acontecer entre os meses de novembro e dezembro. A estrutura contará com 10 módulos residentes, mais um espaço para coworking. De acordo com o coordenador do MIDI Tecnológico, a mudança propõe uma nova cultura e uma nova ambientação, que favoreça a aproximação e o contato, ampliando o networking entre as empresas.