Contato iniciado na GAME CONNECTION 2010 gera parceria para a brasileira MusiGames
Como resultado de um contato iniciado na Game Connection 2010, principal encontro mundial do setor de jogos eletrônicos e que tem a participação de empresas nacionais graças a uma iniciativa conjunta da SOFTEX, da Apex-Brasil e da Abragames, a brasileira MusiGames firmou um acordo para publicação do game Drums Challenge para o PlayStation 3 e PSP em parceria com a Sanuk Games, da França, um dos principais desenvolvedores e comercializadores de jogos eletrônicos do mundo.
Como resultado de um contato iniciado na Game Connection 2010, principal encontro mundial do setor de jogos eletrônicos e que tem a participação de empresas nacionais graças a uma iniciativa conjunta da SOFTEX, da Apex-Brasil e da Abragames, a brasileira MusiGames firmou um acordo para publicação do game Drums Challenge para o PlayStation 3 e PSP em parceria com a Sanuk Games, da França, um dos principais desenvolvedores e comercializadores de jogos eletrônicos do mundo.
“O processo de conversão para a plataforma PlayStation Mini, que funciona em ambos os consoles, consumiu três meses de trabalho. O jogo já está disponível na Europa e nos Estados Unidos”, explica Americo Amorim, diretor da MusiGames.
Para Bernardo Manfredini, consultor da SOFTEX, “este acordo premia todo um trabalho que vem sendo desenvolvido já há alguns anos pela MusiGames, que identificou um nicho de mercado e optou por se especializar”. Segundo o consultor, a parceria também deixa claro que para fechar negócios com empresas de outros países a proximidade é um fator fundamental. “É decisivo adotar uma postura proativa, dando sequencia aos contatos iniciados nas feiras de negócios”, analisa.
Com sede em Recife, a MusiGames já desenvolveu vários jogos eletrônicos de sucesso para diversas plataformas, entre as quais iPad e iPhone. O game original Drums Challenge, jogo musical que chegou à liderança de vendas no mercado norte-americano em maio de 2010, está disponível para os portáteis da Apple (iPhone, iPod e iPad) e celulares que usam o sistema operacional Symbian 3.
Após identificar os Estados Unidos e a Europa como os mais promissores para as empresas brasileiras de games, Bernardo lembra que além da concorrência acirrada é necessário enfrentar outro grande adversário: a pirataria. “Novos modelos de negócio que dificultam a produção de cópias ilegais tem sido uma alternativa rentável para as empresas que inovam na distribuição”, comenta o consultor.
Em relação ao crescente número de plataformas para o desenvolvimento de jogos, Bernardo afirma que as companhias brasileiras têm dado preferencia para consoles que exigem um ciclo de desenvolvimento mais curto e, portanto, menos oneroso. “Há uma maior produção para plataformas como o iOS (da Apple) e o Android, que devem apresentar um formidável crescimento na sua base instalada ao longo dos próximos anos”, prevê o Manfredini, acrescentando que também as redes sociais estão em franca expansão, portanto a produção de jogos para redes como Orkut e Facebook são uma tendência natural.
“Este acordo comprova o acerto da estratégia adotada pelas companhias nacionais de jogos eletrônicos: a presença contínua em eventos internacionais de peso, como a Game Connection. Isso nos permitiu não apenas construir uma imagem positiva para a nossa indústria, mas também estruturar uma importante rede de contatos”, avalia Djalma Petit, diretor de Mercado da SOFTEX.
Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da SOFTEX, lembra que entre 2005 e 2009 a exportação de games cresceu 270% no Brasil segundo um levantamento realizado pela entidade em parceria com a Abragames. “É extremamente gratificante acompanhar o sucesso da MusiGames, que comercializa seus jogos em mais de 106 países”, conclui.
Assessoria de imprensa da SOFTEX