Corporate venturing: grandes empresas e startups inovam em parceria
Uma tendência mundial no mercado investimentos pode ser um excelente negócio para startups e grandes empresas. O Corporate Venturing (CV) é uma modalidade de inovação aberta na qual empreendimentos maiores financiam a inovação.
Uma tendência mundial no mercado investimentos pode ser um excelente negócio para startups e grandes empresas. O Corporate Venturing (CV) é uma modalidade de inovação aberta na qual empreendimentos maiores financiam a inovação. Em Florianópolis, cidade que segundo pesquisa recente da Endeavor é a segunda melhor do país para se empreender, a possibilidade de parceria com empresas consolidadas pode ser uma boa oportunidade para empreendedores que desejam acelerar a entrada no mercado.
A Softplan, uma das maiores empresas de desenvolvimento de software do país, foi uma das primeiras empresas catarinenses a apostar no Corporate Venturing como parte do seu processo de inovação interna e se conectou ao movimento 100 Open Startups. No dia 7 de julho, a empresa será uma das promotoras de um encontro que, além de discutir as possibilidades do CV, vai abrir oportunidades de parcerias para startups. O evento que acontece das 19h às 22h no Centro de Inovação da ACATE, terá como Keynote Speaker Bruno Rondani, fundador do movimento 100 Open Startups e especialista nessa modalidade de financiamento. As startups e empresas interessadas no tema podem fazer sua inscrição neste link. A proposta é conectar negócios inovadores de todo o Brasil com grandes empresas para cocriar a inovação.
“Sabemos hoje que a sobrevivência das empresas estabelecidas passa pela constante transformação de seus produtos, serviços e modelos de negócio. Para turbinar o programa de inovação, além de fazê-la internamente é preciso se abrir para a open innovation. Entendemos que o Corporate Venturing é uma aposta relevante que traz benefícios para os dois lados: as empresas estabelecidas se aproximam da inovação e diminuem o risco de serem surpreendidas por tecnologias e novos modelos de negócio, e as startups contam com recursos e expertises para acelerar seus negócios – algumas vezes até em escala global”, explica Moacir Marafon, diretor da Softplan.
Além do keynote sobre CV, o evento vai lançar a edição 2016 do Capital da Inovação, que vai acontecer no dia 11 de novembro e é parte do 100 Open Startups – plataforma patrocinada por empresas globas que avaliam startups e seleciona as mais atraentes para parcerias com grandes empresas. O encontro sobre Corporate Venturing é uma iniciativa conjunta da Softplan, Associação das Empresas de Tecnologia de Santa Catarina – ACATE, Rede Catarinense de Inovação – RECEPTi e WeNovate.
Sobre a Softplan
A Softplan é uma das maiores empresas de software de Santa Catarina, com cerca de 1500 colaboradores. Atua há 25 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco em cinco áreas de atuação: indústria das construção; administração pública; projetos cofinanciados por organismos internacionais; departamento de infraestrutura, transportes e obras; judiciário, Ministério Público e Procuradorias. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.
Saiba mais: www.softplan.com.br