Cultura colaborativa nas empresas exige uma liderança aberta
Empresas que buscam desenvolver uma nova cultura, mais aberta e colaborativa, precisam mudar o paradigma corporativo no que diz respeito ao relacionamento entre equipes e os líderes. Essa foi a principal provocação do coordenador do Social Good Brasil Lab em Florianópolis (SGB Lab), Guilherme Sarkis, no Verticalmoço realizado nesta terça-feira (1º), em Florianópolis.
Empresas que buscam desenvolver uma nova cultura, mais aberta e colaborativa, precisam mudar o paradigma corporativo no que diz respeito ao relacionamento entre equipes e os líderes. Essa foi a principal provocação do coordenador do Social Good Brasil Lab em Florianópolis (SGB Lab), Guilherme Sarkis, no Verticalmoço realizado nesta terça-feira (1º), em Florianópolis. O evento, promovido pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), por meio da Vertical Telecom, reuniu empresários e gestores para discutir a implantação de uma cultura colaborativa em empresas. “É fundamental estarmos atentos ao desenvolvimento de pessoas e isso pressupõe não só instrumentalização, mas também uma cultura oportuna”, disse Sarkis.
Ao traçar um paralelo entre os paradigmas da educação e os empresariais, o coordenador do SGB Lab, que também é co-fundador do 180Hub. concluiu que ambos “levam à conformidade, seguindo um raciocínio que contrapõe o coletivo e o individual”. A figura do líder, segundo Sarkis, muitas vezes sacrifica sua equipe para conquistar algum benefício individual, quebrando o pacto de confiança e comprometendo o engajamento. “Para reverter esse cenário, é importante construir uma liderança aberta, que crie laços de confiança e defenda a possibilidade de errar, tendo em vista o aprendizado que essa ação pode gerar”, defende.
Veja os princípios da metodologia colaborativa para equipes de trabalho elencados pelo diretor:
Compartilhar é poder
Organização em rede
Equipe multidisciplinares
Despertar liderança
Construir confiança
Pressão dos pares
Feedback e interações
Estimular a criatividade