Cursos gratuitos de informática e vendas para jovens de comunidades da Grande Florianópolis
Estão abertas as inscrições para o Programa Aprender a Fazer, organizado pelo Instituto Nexxera, que oferece aulas gratuitas de vendas e informática profissionalizante. O objetivo é promover cursos de qualificação profissional a pessoas com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Para participar do curso de informática é preciso ter no mínimo 14 anos e para o de vendas entre 17 a 25 anos.
Estão abertas as inscrições para o Programa Aprender a Fazer, organizado pelo Instituto Nexxera, que oferece aulas gratuitas de vendas e informática profissionalizante. O objetivo é promover cursos de qualificação profissional a pessoas com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Para participar do curso de informática é preciso ter no mínimo 14 anos e para o de vendas entre 17 a 25 anos. Maiores informações e inscrições pelo site http://www.institutonexxera.org.br/contato/ ou pelo telefone (48) 3223-5649. As aulas de informática acontecem no IFSC em Florianópolis e na Faculdade Municipal de Palhoça. Já o curso de vendas na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Florianópolis).
O programa Aprender a Fazer tem o objetivo de promover cursos de qualificação profissional no intuito de inserir pessoas no mercado de trabalho, contribuindo para a transformação social e a igualdade de oportunidades. Após a formatura, os currículos são cadastrados e encaminhados a empresas parceiras, na intenção de contribuir para o ingresso dos participantes no mundo de trabalho. “Consideramos que a educação é o fator chave de mudança das condições de vida de uma comunidade. Por isso, procuramos intervir positivadamente em realidades que estejam num ambiente de geração de oportunidade a um público desprovido dos mesmos”, explica a responsável pelo programa no Instituto Nexxera, Emanuelle Joaquim.
Desde 2008, o programa Aprender a Fazer atende pessoas a partir de 14 anos, a maioria vinda das comunidades de Florianópolis e de Palhoça. A Nexxera já investiu mais de 400 mil reais no projeto, que já beneficiou mais de 600 pessoas. O resultado da primeira edição do programa, em 2008, mostrou que 50% dos jovens que participaram do projeto foram encaminhados ao mercado de trabalho. O programa tem a parceira da CDL de Florianópolis por meio do Núcleo da Mulher Empreendedora, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, por meio do PROJOVEM, Centro Cultural Escrava Anastácia / Instituto Vilson Groh e Secretaria de educação de Palhoça.
Sobre o Instituto Nexxera
O Instituto Nexxera foi criado em 2003 pelo Grupo Nexxera, que investe atualmente parte dos seus recursos (3% da receita líquida), em projetos sociais e ambientais nas comunidades de Santa Catarina, região em que a empresa tem sua sede corporativa. Em 2013, o Instituto atendeu cerca de 750 pessoas de forma direta. O Instituto desenvolve ações que buscam atender as principais necessidades das comunidades locais nas áreas de educação, inclusão social e meio ambiente. Esses projetos são elaborados a partir de uma visão sustentável dessas localidades, contrapondo-se a uma metodologia assistencialista, com a premissa do respeito às particularidades dessas regiões.