Da crise ao “break even”: startup Harmo supera queda de receita com a pandemia e projeta expansão em 2021
A “economia do feedback”, que se baseia no gerenciamento da experiência do consumidor e na mensuração da reputação online das empresas, se tornou quase um mantra quando se fala em relacionamento com clientes. Tanto que, em 2017, estudo da Harvard University concluiu que 40% das empresas deixarão de existir nos próximos 10 anos por não investirem em Experiência do Cliente.
Foi neste mercado que surgiu em junho de 2020 a Harmo, empresa associada ACATE, criada a partir da fusão das startups Reviewr (SC) e Gorila (RS), com a proposta de criar uma plataforma para gerenciar feedbacks públicos (reviews), com gestão de pesquisas de satisfação.
Mas em meados de 2020 a pandemia tinha feito um estrago considerável em setores como turismo, bares e restaurantes – que têm alto potencial do uso de ferramentas de “feedback intelligence“. Foi justamente o impacto da Covid-19 que acelerou a união das startups (cujos empreendedores já se conheciam do mercado) em um único negócio – e em um produto mais robusto.
“O que tínhamos no Brasil, até agora, eram plataformas que atuavam ou com pesquisas ou com reviews públicos, mas nenhuma que agregava os dois tipos de feedbacks. Estamos seguindo o modelo de soluções semelhantes à nossa dos mercados americano e europeu, em que as soluções agregam todos os tipos de feedbacks, sejam públicos ou solicitados. Somente assim é possível realmente ouvir o consumidor em todos os pontos de contato com a marca” comenta Santiago Edo, co-fundador e CEO da Harmo.
O faturamento perdido em função da pandemia chegou a ser de 60% no primeiro semestre, mas com o reaquecimento do mercado nos meses seguintes, a startup atingiu o ponto de equilíbrio (break even) em outubro e superou a marca de R$ 1 milhão em receitas em 2020. Para este ano, a previsão é de um faturamento de R$ 2,5 milhões.
Durante esse período empresas como Ipiranga, Polishop, Rede Nacional Inn de Hotéis e Clamed Farmácias aderiram à solução oferecida pela Harmo – que nasceu com clientes de grande porte como GPA, Ambev, Movida, Cinemark, Bob’s e Itaipu, entre outros. Ao todo, são mais de 70 clientes e 14 mil estabelecimentos comerciais monitorados pela Harmo.
Fonte: SC Inova