Deatec incentiva empresas associadas a buscar excelência na gestão
Em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações, independente do porte ou segmento, necessitam aplicar modelos eficazes de gestão.
Em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações, independente do porte ou segmento, necessitam aplicar modelos eficazes de gestão. Mesmo tendo um excelente produto ou serviço e um grande mercado para explorar, se não houver uma gestão eficiente o crescimento do negócio pode ficar comprometido.
Para contribuir com as empresas associadas no processo de melhorias de gestão, a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) firmou uma parceria com o Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC) para o desenvolvimento do Programa Excelência da Gestão (PEG). O foco é o amadurecimento e aprendizado sobre ferramentas de gestão, compartilhamento de práticas e melhoria da competitividade por meio do Modelo de Excelência em Gestão (MEG).
Recentemente foi feita uma explanação às empresas sobre o programa. Para exemplificar, o vice-presidente Regional Oeste do Excelência SC e vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, relatou o case da cooperativa. De acordo com Canton, o modelo oferecido pelo Excelência SC é muito acessível e pode ser adotado por empresas de qualquer porte ou ramo de atividade.
O programa será desenvolvido durante o ano de 2018 com participação das empresas AtsLog, Meestechnik, Inova, Inviolável, Interfoc, Multisoftware, BRSis, Patrimonial, Alt Telecom, Interline, Optidata e Data Transp.
O MEG é disseminado no Brasil pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e em Santa Catarina pelo Excelência SC. Uma das principais virtudes do uso do modelo é a possibilidade de olhar a organização sistemicamente. É uma metodologia usada no mundo todo e com resultados positivos comprovados.
Para o presidente da Deatec, André Telöcken, a participação dos associados demonstra que os empresários estão conectados com as necessidades do mercado e em busca de melhorias para os negócios. “Utilizar um modelo de gestão de confiança, com o respaldo de entidades reconhecidas, proporciona a identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria e o aprimoramento dos processos internos, dando maior segurança para a tomada de decisões”, realçou.
Desde sua fundação, em 2004, o Excelência SC tem como objetivo melhorar a competitividade empresarial e a qualidade de vida, aperfeiçoando o cenário socioeconômico catarinense. Também promove, anualmente, o Prêmio Catarinense da Excelência (PCE), uma forma de ver na prática o que as empresas reconhecidas ganharam com a adoção do MEG. O prêmio tem como objetivo promover a competitividade das organizações catarinenses, através da disseminação e orientação da aplicação do modelo e ferramentas para a excelência da gestão.