Decathlon aprimora política de entrega com adoção de tecnologia para gestão de frete
A multinacional varejista de artigos esportivos Decathlon, que já possui 18 lojas distribuídas no Brasil, está aprimorando a experiência de compra em sua loja virtual. No final de outubro, a empresa de origem francesa adotou um gateway de fretes a fim de dar mais precisão ao cálculo das condições de envio de cada produto comercializado pelo site.
A multinacional varejista de artigos esportivos Decathlon, que já possui 18 lojas distribuídas no Brasil, está aprimorando a experiência de compra em sua loja virtual. No final de outubro, a empresa de origem francesa adotou um gateway de fretes a fim de dar mais precisão ao cálculo das condições de envio de cada produto comercializado pelo site. O sistema, desenvolvido pela empresa catarinense Axado, também está auxiliando o lançamento de uma nova política de fretes no portal – que valoriza as entregas gratuitas nas lojas físicas, esclarece regras para devolução sem custo em até 30 dias e garante aos consumidores o mesmo valor do frete o ano todo.
A Decathlon oferece mais de 4 mil artigos para 55 esportes. No Brasil, os itens mais vendidos são os vestuários. Os compradores, por sua vez, estão em sua maioria localizados no Sudeste. Para dar conta da entrega de artigos esportivos de 20 marcas exclusivas, que variam bastante em tamanho – desde um relógio até uma bicicleta -, a alternativa encontrada pela loja virtual foi investir em soluções de TI que aprimorassem a logística do portal. O gateway utilizado automatiza o cálculo do frete a partir da implementação das tabelas enviadas por cada transportadora conveniada à loja. Além dos Correios, que predominam nas entregas do e-commerce, a Decathlon conta com o apoio de outras quatro empresas responsáveis pelo serviço de frete que possuem, em média, duas tabelas com as variáveis que compõem o custo e prazo de entrega.
“Antes da tecnologia, eu mesmo verificava com as transportadoras todos os trâmites para ajustar o valor de cada tabela no site. O tempo gasto era de uma semana a duas para definir o preço e prazo estipulado por cada transportadora. Sinto que adotamos uma espécie de ‘Google Analytics’ de transportadoras”, explica Nelson Marafona, responsável pelo e-supply da Decathlon Brasil. A partir do uso da solução desenvolvida pela empresa Axado, esse processo é feito em dois dias. “O diferencial da nossa tecnologia, que é pioneira no Brasil, é a implantação de cada tabela de maneira ágil e responsável, feita por uma equipe de especialistas. A criação de campanhas inteligentes de frete, além dos relatórios de desempenho são outros diferenciais”, destaca Guilherme Reitz, CEO do Axado. A expectativa da Decathlon, agora, é a de contratar mais três transportadoras terrestres e outra aérea para otimizar a logística da loja em entregas comuns e expressas.
Sobre o Axado
O Axado é uma empresa de tecnologia fundada em 2011 que se consolidou como o primeiro gateway de fretes do Brasil. Com atuação nacional e por meio de uma equipe especializada, a empresa desenvolve soluções de gestão de fretes para e-commerce, que passa pela implementação e atualização de preços e prazos de fretes para que e-commerces e marketplaces tenham as informações de entrega calculadas com precisão. Além disso, a plataforma permite criar campanhas inteligentes de frete – por categoria de produto, localidades e lucratividade -, personalizar as opções de entrega e controlar a performance por meio de relatórios.