Deputado Catarinense faz discurso na ALESC em prol do setor tecnológico
“Sem discriminar as profissões de hoje, o mundo está mudando muito rápido e os jovens precisam estar preparados para as áreas da tecnologia da inovação. Isso será o beabá do emprego. Há falta de mão-de-obra nas áreas de desenvolvimento em tecnologia, de softwares. Vou propor um amplo debate sobre o rumo dos jovens no ensino profissionalizante”, assegurou.
Dado contou que, quando fez vestibular, entre 1978-1979, o foco dos jovens era ter uma profissão definida, advogado, médico, dentista, administrador ou engenheiro, mas isso mudou e hoje as novas tecnologias, informatização e robótica é que fascinam os jovens.
“Infelizmente os nossos cursos de Ensino Médio não oferecem isso a eles. O jovem vai fazer o segundo grau, depois cursinho para o vestibular e entrar em uma universidade. Mas eles querem mais e temos que dar essas perspectivas, essa esperança de sonharem com um futuro melhor. De que maneira faremos isso? Dando-lhes oportunidades de acesso às novas tecnologias, com cursos de qualificação no Ensino Médio que vão lhe dar empregos”.
O deputado informou que fará uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o tema e as perspectivas de emprego. A ideia é fazer com que o governo do Estado vocacione cursos de Ensino Médio nas áreas de tecnologia, com parceria de entidades como a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, a Acate, que possui estudos que comprovam a grande demanda no setor.
A data da audiência pública ainda não está definida pois depende da agenda de diversos parlamentares e representantes de órgãos estaduais e federais que farão parte do encontro.
Devem participar do debate representantes do governo do Estado, Secretaria da Educação, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), e do Ministério da Educação ligados à área de educação profissional e tecnológica.
Assessoria de imprensa do deputado estadual Dado Cherem