Diário Catarinense publica artigo do presidente da ACATE
No dia 10 de janeiro, o jornal Diário Catarinense publicou um artigo do presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves, sobre inovação em Santa Catarina.
Leia abaixo o texto:
Mais inovação para SC
No dia 10 de janeiro, o jornal Diário Catarinense publicou um artigo do presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves, sobre inovação em Santa Catarina.
Leia abaixo o texto:
Mais inovação para SC
Ser o Estado da Inovação. Há anos SC tem feito um esforço conjunto para mostrar ao país nosso potencial de desenvolvimento inovador e tecnológico. Muitas ações, plantadas desde os anos 1980, já podem ser vistas e sentidas no nosso cotidiano, nos diversos polos tecnológicos, que vão muito além de Blumenau, Joinville e Florianópolis. E neste crescimento cada vez mais acentuado, ainda temos fôlego para muito mais. Exemplo disso é o resultado do Prêmio Finep de Inovação, tanto em nível regional quanto nacional.
Na Região Sul, por exemplo, dos 13 finalistas em cinco categorias, SC emplacou oito empresas, instituições e pesquisador. O Estado sagrou-se vencedor em três categorias: pequena empresa, com a Reason Tecnologia; tecnologia social, com o Centro de Formação em Agroecologia; e inventor inovador, com o professor da UFSC Jair Carlos Dutra. Já na etapa nacional, a Reason levou o prêmio máximo como a empresa de pequeno porte mais inovadora do país.
Este esforço pela inovação sempre teve o fomento e o apreço de governantes. Atualmente, o governo de SC não tem medido esforços em apoiar a inovação dentro de uma política de desenvolvimento sustentável.
Queremos dar um passo ainda maior – precisamos fazer de SC um modelo de Estado inovador para o país. Ampliar cada vez mais os polos regionais e dar garantia para que eles possam se desenvolver de forma exponencial nos próximos anos. Para isto, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) tem defendido fortemente o investimento na construção de uma grande infovia de banda larga para todas as regiões. Será um atalho certo e duradouro para um futuro inclusivo e desenvolvido. Temos exemplos como a Coreia do Sul e a Finlândia, que hoje são referências máximas em educação por terem investido fortemente na sua infraestrutura de comunicação.
Nesta árdua tarefa, temos parceiros que comungam dos mesmos princípios e não vamos medir esforços para fazer de 2012 mais um ano a ser comemorado nesta trajetória de desenvolvimento pela inovação.