Diretoria da ACATE apresenta novo modelo de gestão para as Verticais
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) apresentou a seus associados, na tarde desta quinta-feira (11), o novo modelo de gestão para as Verticais, grupos de empresas que atuam em segmentos específicos. O objetivo é fortalecer e consolidar o modelo criado na última gestão da entidade, que ampliou a participação do associado junto à entidade.
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) apresentou a seus associados, na tarde desta quinta-feira (11), o novo modelo de gestão para as Verticais, grupos de empresas que atuam em segmentos específicos. O objetivo é fortalecer e consolidar o modelo criado na última gestão da entidade, que ampliou a participação do associado junto à entidade. Na oportunidade, o atual secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Gonçalves, ex-presidente da ACATE, apresentou também as primeiras ações do órgão para o setor tecnológico.
A apresentação das Verticais ficou a cargo do vice presidente da ACATE, Everton Gubert. Para introduzir o novo modelo, Gubert destacou inicialmente o perfil do empreendedor associado e os desafios de conduzir empresas de tecnologia em cenários cada vez mais competitivos. As conquistas do associativismo inovador da entidade também foram destacadas pelo vice presidente, como os programas Juro Zero, Capital da Inovação, a Lei Municipal de Inovação, o Mapeamento de Recursos Humanos, Geração TEC, entre outros.
O fortalecimento do associativismo da ACATE passa, segundo Gubert, necessariamente, pelo projeto de Verticais. "A tecnologia é essencial para qualquer setor da economia e o agrupamento das empresas por verticais tem como objetivo se aproximar das empresas clientes dos mais diversos segmentos atendidos, como Saúde, Têxtil, Educação, Energia, entre outros", explica Gubert. "As verticais são o jeito que os associados da ACATE praticam o associativismo – é o formato e a estratégia que os associados adotaram para interagirem e principalmente agirem", finaliza.
A melhoria contínua será a base de sustentação das Verticais – o planejamento estratégico da entidade estabeleceu metas e indicadores a serem medidos e alcançados, que envolve a realização de eventos, de projetos cooperados, de representatividade político-institucional, entre outros. Duas novas verticais foram lançadas na oportunidade do evento. Manufatura, que terá à frente o empresário Rafael Bottós, da Welle Laser; e Cloud Computing, que terá como diretor Adilson Silveira, da Adept Systems.
100 dias na Secretaria de Ciência e Tecnologia de Florianópolis
O ex-presidente da ACATE Rui Luiz Gonçalves, atual Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis, apresentou as ações dos primeiros 100 dias de sua gestão. Antes, elogiou a consolidação do modelo de Verticais, que fora criado na sua gestão. Ao apresentar os principais projetos de sua pasta na Prefeitura, Gonçalves destacou o apoio que a secretaria dará a todos os órgãos do município a constituírem seus planos de modenização e inovação, previsto na Lei Municipal de Inovação.
O secretário quer o apoio da ACATE e de suas verticais para auxiliar as secretarias na definição de processos e projetos baseados na inovação, no diferencial. "Queremos fazer da prefeitura um show room, um marketplace, das soluções tecnológicas desenvolvidas no município e os planos de inovação das secretarias podem ser este mecanismo", aponto Rui Gonçalves.