Diretoria da ACATE recebe o ministro Gilberto Kassab
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, conheceu nesta sexta-feira (09.12), em Florianópolis, um dos mais importantes centros de desenvolvimento de tecnologia e inovação do polo catarinense e do Brasil, o Centro de Inova
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, conheceu nesta sexta-feira (09.12), em Florianópolis, um dos mais importantes centros de desenvolvimento de tecnologia e inovação do polo catarinense e do Brasil, o Centro de Inovação ACATE Primavera. Durante a visita, Kassab conversou com a diretoria da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) sobre o cenário do setor de TI local, que vem crescendo acima da média do país, e iniciativas como a incubadora MIDI Tecnológico e acompanhou uma reunião da Vertical Agronegócios da ACATE, que contava com a participação de membros da equipe do Banco Mundial.
O ministro conversou com empreendedores de startups, como Plot Kids, EpHealth, PackID (de Chapecó, via teleconferência), Revello, e fundadores de empresas mais maduras como Luiz Alberto Ferla (Grupo Dot), Alex Mariano (Way2), Everton Gubert (Agriness) e Clovis Rossi (Khor), enquanto percorreu as empresas do centro de inovação. De empresários e representantes de diversas entidades, Kassab ouviu as principais demandas do setor tecnológico, em especial a criação de iniciativas de fomento e investimentos. "Contamos com um ecossistema robusto, com presença de fundos de venture capital, investidores, incubadoras, aceleradoras, startups e empresas consolidadas criadas por empreendedores locais ou que escolheram Santa Catarina para trabalhar", afirmou o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), ao ministro Kassab.
Há dois meses, o ministro recebeu do presidente da ACATE um estudo desenvolvido pela entidade, o ACATE Tech Report, que mostra o setor de TI como responsável por um faturamento de R$ 11,4 bilhões, representando 5% do PIB catarinense, gerado por 2,9 mil empresas que geram mais de 47 mil postos de trabalho. Na visão do ministro, é o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que pode ajudar o Brasil a sair mais rapidamente do cenário de recessão econômica. Ao final, Gilberto Kassab atendeu solicitação da ACATE e, junto ao Secretário de Inovação do Ministério, vão abrir uma oportunidade junto ao Conselho da Finep para apresentar propostas para programas em benefício às empresas de tecnologia do Estado, a exemplo do bem sucedido Programa Juro Zero.
A visita contou com a presença de diversas autoridades, como os presidentes da FIESC, Glauco Côrte, da Fapesc, Sérgio Gargioni, o reitor da UFSC Luis Carlos Cancellier, o superintendente da Fundação CERTI, José Eduardo Fiates e o diretor geral do SENAI Jefferson Oliveira Gomes. "Nosso objetivo é integrar todos estes atores e criar um modelo escalável e sustentável de inovação nos polos de Santa Catarina, de forma a isso ser um exemplo para ser replicado no país", concluiu Leipnitz.