Diretoria eleita assume gestão da ACATE com novos membros
Os representantes eleitos para a gestão da ACATE no período de 2024 a 2026 assumiram o mandato da entidade no dia 1º de junho. Presidente, sete vice-presidentes, dezesseis conselheiros efetivos e dois suplentes foram eleitos pelo voto dos associados em assembleia no último dia 7 de maio e serão empossados em evento a ser realizado no próximo mês, no dia 11 de julho, no Teatro Ademir Rosa, dentro do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC).
Diego Brites Ramos assume a presidência da ACATE após ocupar o cargo de vice-presidente de Relacionamento da entidade por duas gestões, de 2020 até este ano. Ramos sucede a Iomani Engelmann, que passa a ser presidente do Conselho Deliberativo.
O presidente da ACATE inicia o mandato com o propósito de atingir novos patamares para o estado catarinense. “Como entidade representativa do setor de tecnologia e inovação, queremos ajudar a tornar Santa Catarina um player global de inovação até o final desta década. Até 2030, buscaremos levar o estado ao reconhecimento como o ecossistema de inovação mais dinâmico da América Latina”.
Entre as bandeiras da nova gestão também está o relacionamento com demais setores de mercado e atores do ecossistema de inovação. “A tecnologia proporciona forte potencial de PIB, renda e empregos de qualidade, atuando ainda como um instrumento propulsor e modernizador dos tradicionais segmentos econômicos. Temos que pensar grande e criar uma agenda em torno de interesses comuns. Grandes ações exigem movimentações conjuntas, unindo o setor produtivo, o melhor da academia e o melhor do governo para promover o desenvolvimento da tecnologia, ciência, inovação e empreendedorismo”.
Betina Giehl Zanetti Ramos, que ocupou a vice-presidência de Integração na última gestão e diretora em exercício do Grupo Temático Mulheres ACATE, torna-se a vice-presidente de Relacionamento. Outros quatro diretores foram reeleitos em suas vice-presidências: Annalisa Blando Dal Zotto, de Finanças, Walmoli Gerber Jr, de Marketing, Moacir Marafon, de Talentos, e Henrique Bilbao, de Internacionalização.
Novos integrantes da diretoria da ACATE
O corpo diretor da entidade também recebe novos membros. Na vice-presidência de Integração, assume Cesar Griebeler, que exerce a direção do polo regional da ACATE de Blumenau, a BLUSOFT-ACATE. Ele ressalta o compromisso e a oportunidade de agregar sua experiência na região do Vale do Itajaí para promover o crescimento de todos os oito polos regionais da ACATE, levando em conta as características regionais de cada um. “É importante estarmos junto das cidades que fazem parte dos polos da ACATE no interior do estado e, no dia a dia, podermos entender a realidade, necessidades e desafios. Minha expectativa como vice-presidente de Integração é continuar o trabalho de capilaridade, além de ouvir, entender e fortalecer o crescimento dos polos, pois isso engrandece a ACATE e todo o ecossistema”, afirma.
Cesar acrescenta sobre o papel da ACATE no estado: “Cada vez mais a ACATE fortalece seu posicionamento em Santa Catarina, no Brasil e fora do país. Mas a importância que a entidade dá ao estado é traduzida por essa abertura de ter a representação dos polos regionais em sua gestão”.
Outro novo membro é Tulio Duarte, diretor da Vertical Manufatura 4.0 e que passa a representar a vice-presidência de Ecossistema. “Assumo a vice-presidência à convite do presidente Diego Ramos, que me apresentou um plano de futuro da ACATE, do qual compartilho e estarei junto na responsabilidade de gerar valor para o associado”.
Tulio acrescenta que todos os programas e serviços da Associação estão ligados à sua pasta, sendo responsável por mapear e atender aos diferentes perfis de empresas que fazem parte da entidade, desde startups a grandes empresas. Ele cita como sua experiência à frente da Vertical Manufatura 4.0 irá agregar à gestão. “Vemos as Verticais como um dos programas de maior capilaridade e contato com o associado. Vivemos no dia a dia as demandas e necessidades do empreendedor, portanto, exercer a liderança da Vertical faz com que a gente desenvolva, teste e valide ideias para a geração de valor no âmbito do grupo de empresas. Na vice-presidência poderemos levar essas ideias desenvolvidas por todas as Verticais de forma horizontal para que a ACATE acelere o desenvolvimento de negócios tanto no ponto de vista institucional quanto empreendedor”.
No Conselho Fiscal, os três membros efetivos e dois suplentes foram reeleitos. Entre os treze conselheiros responsáveis por deliberações acerca do Estatuto Social, além de Iomani, outros seis novos membros passam a integrar o Conselho: Renata Oliveira da Costa Silva (Beepay), Isabela Blasi (Indicium), Marcio Muxfeldt (Amo Sistemas), Fabiano Dell’Agnolo (StackX), Cassio Brodbeck (Ostec Business Security) e Valmir Tortelli (NDDigital).
Conheça o presidente e os vice-presidentes da ACATE na gestão 2024-2026:
Diego Brites Ramos:
O novo presidente da ACATE é sócio e, desde 2013, diretor geral da Teltec Solutions – empresa fundada em 1991 em Florianópolis por seu pai, o engenheiro elétrico Glauco Brites Ramos. Também formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego foi diretor Comercial da Teltec de 2002 a 2013. O empresário possui MBA em Private Equity, Venture Capital e Investimentos em Startups pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na ACATE, Diego ocupou o cargo de diretor da Vertical Conectividade & Cloud de 2016 a 2020, quando o grupo de empresas se tornou a Vertical Smart Cities – da qual Diego seguiu na direção até 2022. Em 2020, foi eleito vice-presidente de Relacionamento da ACATE, representando a entidade em aproximação ao poder público e em defesa dos interesses do setor de tecnologia. Na gestão de 2023 a 2024 da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Diego é vice-presidente de Sustentabilidade.
Cesar Griebeler:
O novo vice-presidente de Integração da ACATE é empresário, fundador e vice-presidente de Tecnologia do Grupo Pulsati. Com mais de 28 anos de experiência no mercado, Cesar já desenvolveu tecnologias e plataformas para mais de 60 milhões de usuários no Brasil e no mundo. Como CTO, trabalhou na Philips e na nova geração de sistemas de informação hospitalar. Também possui reconhecida carreira de Tecnologia e Produtos na Senior Sistemas. Com experiência internacional, liderou times multidisciplinares no Brasil, Índia e Estados Unidos.
É diretor na Blusoft e diretor de polo regional da ACATE em Blumenau, advisor de startups e scale-ups, além de ser investidor anjo pela SC Angels. Cesar Griebeler é graduado em Ciências da Computação pela Universidade de Blumenau (FURB), tem MBA em Administração e Estratégia de Negócios pela INPG Business School e em Administração pela FGV, além de certificação em Strategic Thinking pela Harvard Business School.
Tulio Vinicius Duarte Christofoletti:
O novo vice-presidente de Ecossistema da ACATE é formado em Ciências da Computação pela UFSC. É sócio e COO na HarboR Inteligência Industrial – empresa de soluções para controle de produção e controle de qualidade (MES e SPC) para indústrias e pioneira em soluções para Indústria 4.0 no Brasil. Tem 22 anos de carreira na tecnologia e, desde 2002, atuou em mais de 70 projetos de controle de produção e controle de qualidade para indústrias de todos os portes do Brasil e de outros países como Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Uruguai, França, Itália, Eslováquia e China.
Tulio é co-fundador e atual diretor do grupo Vertical Manufatura 4.0 da ACATE, o maior grupo de empresas de tecnologia para indústria de manufatura e que tem como objetivo a adoção acelerada dos conceitos da Indústria 4.0 no Brasil. É co-fundador do Cluster de Manufatura Avançada com as entidades que trabalham para o tema da Indústria 4.0 avançar no parque industrial brasileiro.
Annalisa Blando Dal Zotto:
Reeleita vice-presidente de Finanças da ACATE, a empresária foi fundadora e CEO da ParMais Gestão Patrimonial e hoje exerce os cargos de conselheira consultiva e líder do comitê de Educação Financeira na 2TM, conselheira de Administração e coordenadora do comitê de Pessoas, Cultura e Governança do Grupo Librepar, conselheira na Anjo Tintas, conselheira Fiscal do Social Good Brasil e líder do Núcleo de Florianópolis do Grupo Mulheres do Brasil.
Annalisa é formada em Administração de Empresas pela Unisul, possui MBA em Gestão Financeira, Investimentos e Mercado de Capitais pela FGV e é Certificada pela Planejar como planejadora financeira pessoal. Faz parte da diretoria da ACATE desde 2020, quando foi eleita pela primeira vez para a vice-presidência de Finanças.
Betina Giehl Zanetti Ramos:
A nova vice-presidente de Relacionamento da ACATE é farmacêutica, mestre em Farmácia, especialista em Biossegurança e doutora em Química. Cientista empreendedora, também é fundadora e presidente da Nanovetores e conselheira deliberativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na ACATE, foi vice-presidente de Integração da ACATE entre 2023 e 2024 e, atualmente, exerce a direção do Grupo Temático Mulheres ACATE.
Betina foi vencedora da 5ª edição do Prêmio Mulheres que fazem a Diferença da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), na categoria Negócios, e também venceu o Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer, como Agente Protagonista da Inovação em 2022.
Henrique Marcos Fava Bilbao:
Reeleito vice-presidente de Internacionalização da ACATE, Henrique também é CEO da Ezok, CTO da 4Score e CBO na Harpa, BestlifeInsurance e ITH. Com dez anos de experiência em desenvolvimento de sistemas sob medida, possui 15 certificações Apple e FileMaker, além de quatro certificações IBM. Formado em ciências da computação pela FURB, pós-graduação em Engenharia de Dados na Unisul e outra pós-graduação em Gerenciamento Global de Empresas no Canadá.
Henrique Bilbao é vice-presidente de Internacionalização da ACATE desde 2022 e é membro do Conselho Administrativo da Blusoft, entidade da qual também foi presidente entre 2019 e 2021. Na ACATE, também exerceu a vice-presidência de Marketing de 2020 a 2022 e a direção do Grupo Temático de Internacionalização em 2022
Moacir Antonio Marafon:
Reeleito vice-presidente de Talentos da ACATE, Moacir Marafon é engenheiro civil e pós-graduado em Planejamento Econômico e em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui certificado de Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral (FDC) e formação em Corporate Governance: Atuação em Boards pela Nova School of Business & Economics, de Lisboa, Portugal. Atua há mais de 35 anos no setor de tecnologia da informação e é um dos sócios fundadores da empresa Softplan.
Atualmente, ocupa a presidência do Conselho da Softplan e a vice-presidência de Talentos da ACATE desde 2020. É membro do Conselho Municipal de Educação do município de Florianópolis, do Conselho Superior da ACIF, do Conselho Superior do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), do Conselho Estratégico da InoversaSul (Fundação Unisul), do Conselho Colegiado Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e do Conselho da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc). Também é Conselheiro de Administração de outras empresas privadas investidas pela Softplan.
Walmoli Gerber Jr.:
Reeleito vice-presidente de Marketing da ACATE, Walmoli é físico, diretor executivo na empresa BrasilRad. Possui bacharelado em Física pela UFSC e especialização em Física do Radiodiagnóstico pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM). É estrategista de Negócios da Quanby Computação Quântica, conselheiro de Inovação, mentor e investidor anjo de startups. Na ACATE, é diretor da Vertical Saúde há mais de 10 anos e, desde 2022, é vice-presidente de Marketing.
Confira a lista completa de membros da Diretoria, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal:
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.