Divulgados mais 22 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia
Serão mais nove institutos para o estado de São Paulo, quatro para o Rio de Janeiro, e os estados do Amazonas, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Mi
Serão mais nove institutos para o estado de São Paulo, quatro para o Rio de Janeiro, e os estados do Amazonas, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal sediarão mais um instituto cada.
Áreas apoiadas
Com estes novos institutos o Programa pode conceder maior apoio às áreas do conhecimento e em tecnologia. Em Saúde serão 39 institutos; as Engenharias, Física e Matemática contarão com 14; Biotecnologia e Nanotecnologia, 11; Ciências Sociais, 10; Tecnologia da Informação e Comunicação, sete; Amazônia, sete; Agronegócio, nove; Biodiversidade e Meio Ambiente, sete; Energia, sete; Antártica e Mar, três; Nuclear, dois; e as outras áreas com sete INCTs no total.
As novas unidades foram selecionadas após análise dos pedidos de recursos das propostas não aprovadas anteriormente. O CNPq recebeu 56 pedidos de recursos que passaram por avaliação interna e pelas fundações estaduais de apoio à pesquisa (Faps), sendo elaborada uma proposta ao Comitê de Coordenação, que levou em consideração os argumentos apresentados pelos coordenadores, dentro dos termos do edital, e a disponibilidade de verbas para financiar os projetos.
Os recursos disponíveis para apoiar as propostas aprovadas foram aportados pelas Faps dos estados participantes do programa, ministérios da Saúde, da Educação, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do CNPq. “Estes novos recursos permitiram que aprovássemos novos INCTs, cujo mérito científico foi reconhecido, mas ainda não haviam sido apoiados por restrições orçamentárias, explicou o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago.
Outra novidade é a parceria com a Petrobrás, que contribuirá com R$ 21 milhões para projetos selecionados na área de energia, e a inclusão das faps do Piauí (Fapepi) e do Rio Grande do Norte (Fapern) na participação do Programa INCT.
Confira a lista dos 123 INCTs em:
http://www.cnpq.br/resultados/2008/015a.htm