Divulgados os vencedores do concurso BR Games
A comissão julgadora do BrGames 2009 anuncia os vencedores do concurso. Entre os 200 projetos analisados foram selecionados sete demos jogáveis desenvolvidos por pessoas físicas e três por empresas. Cada um receberá, respectivamente, uma verba de R$ 70 mil e de R$ 140 mil para o desenvolvimento.
A comissão julgadora do BrGames 2009 anuncia os vencedores do concurso. Entre os 200 projetos analisados foram selecionados sete demos jogáveis desenvolvidos por pessoas físicas e três por empresas. Cada um receberá, respectivamente, uma verba de R$ 70 mil e de R$ 140 mil para o desenvolvimento. Os valores serão liberados conforme o cronograma das etapas de entrega for cumprido e todos os jogos devem estar prontos até fevereiro do ano que vem. Como critérios de seleção foram considerados os quesitos criatividade, originalidade, capacidade técnica da equipe, viabilidade comercial e potencial de publicaç&at ilde;o internacional.
“Os 20 projetos pré-classificados eram de muito boa qualidade, mas a defesa oral da etapa final de seleção deu à comissão julgadora a oportunidade de selecionar aqueles que realmente se destacavam pela originalidade, mecânica e potencial comercial”, analisa Ana Cristina Ekerman, coordenadora-executiva do BrGames 2009.
Octávio Pieranti, coordenador de TV e Novas Mídias, da Secretaria do Audiovisual considerou que “o grande número de inscritos no BrGames qualificou muito o processo de seleção”. Pierranti acredita que “os projetos selecionados evidenciam o desenvolvimento significativo do setor”.
Além do aporte de capital, os vencedores participarão de um workshop sobre desenvolvimento de projetos de jogos eletrônicos, formatação, produção e mercado internacional. Suas empresas passarão a integrar a vertical de Games do PSI-SW, o maior projeto de internacionalização competitiva de empresas de software e prestadoras de serviços de TI já realizado no Brasil. Ele é gerenciado pela SOFTEX com o apoio técnico e financeiro da Apex-Brasil (www.apex.brasil.com.br). Os dez jogos serão apresentados na edição 2010 da Game Connection, evento realizado paralelamente à Games Developers Conference, em São Francisco, nos Estados Unidos.
Eis a relação dos dez ganhadores:
EMPRESAS
Projeto Empresa
Night Life 44 Bico Largo Comercial LTDA
Robô Sucata Overplay Entretenimento Digital LTDA
Esther Art Gallery Interama Jogos Eletrônicos
PESSOAS FÍSICAS
Projeto Autor Proponente
O Mutualismo Paulo Estevão Biagioni
Freestyle Challenge Leonardo Henrique Muniz Arantes
Vovó a Solta Raphael Fernandes Marques
Dragon Vs. Heroes Tiago Monteiro Fernandes
Lumaki Guilherme Bischoff Lopes Fonseca
Chameleon Philip Sciangula Berick Mangione
Luna Saulo Camarotti Rayol Braga
Integraram a comissão julgadora do BrGames 2009 Emiliano Castro, vice-presidente de Relações Institucionais da Abragames; Fabiano Onça, do FILE; John Forman, diretor de Capacitação e Inovação da SOFTEX; e os professores Lauro Eduardo Kozovits e Edda Bomtempo, representantes da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV) e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC), respectivamente.
BR GAMES 2009 – O segmento de Jogos Eletrônicos, indústria que movimenta US$ 50 bilhões por ano e deve crescer em torno de 20%, motivou o lançamento do BRGames, em maio de 2009. O concurso, voltado para a coprodução de demos, teve um investimento de R$ 1.074.000,00 e foi uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual (SAv) e da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura, em parceria com a SOFTEX.
O BrGames quer identificar novos talentos e, com apoio financeiro, estimular a produção de dez demos jogáveis, contribuindo para o fortalecimento da indústria nacional não apenas no mercado brasileiro, mas também no exterior. Sua realização conta com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) (www.abragames.org.br) e do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) (www.file.org.br).
O MERCADO BRASILEIRO DE GAMES – Segundo dados da pesquisa realizada pela Abragames sobre o setor brasileiro de jogos eletrônicos, em 2008 ele era integrado por 42 empresas desenvolvedoras de software que destinam cerca de 43% da produção nacional à exportação. A participação do Brasil no mercado internacional tem crescido de maneira expressiva ao longo dos últimos quatro anos. Apenas as dez companhias participantes da vertical de games do PSI-SW tiveram seu volume de exportação ampliado de R$ 920 mil em 2005 para R$ 5,38 milhões em 2008. Atualmente, a indústria brasileira de jogos eletrônicos é responsável por 0,16% do faturamento mundial.
Assessoria de Imprensa da SOFTEX