Ecossistema de inovação catarinense recebe startups da Ásia em missão
Seis startups provenientes da Ásia vieram a Santa Catarina com o objetivo de conhecer o ecossistema de inovação e desenvolver negócios. A missão de empreendedores internacionais está inserida no programa ScaleUp in Brazil, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), e visa proporcionar oportunidades de atração de empresas para o país.
Em Santa Catarina, as seis startups visitaram a sede da ACATE, no Centro de Inovação Primavera, onde foram recepcionadas pelo diretor da Vertical Varejo, Bruno Guimarães, o CEO do International Tech Hub, Rodrigo Alex Martins, e o presidente do Conselho Deliberativo da ACATE, Daniel Leipnitz. Eles apresentaram o ecossistema de inovação catarinense e oportunidades que empresas estrangeiras podem aproveitar para se instalar e expandir operações no estado.
Além da ACATE, os empreendedores conheceram o Sapiens Parque, em Florianópolis, e o Ágora Tech Park, em Joinville. Em ambos os ambientes, as startups tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções a corporates do programa de inovação aberta da ACATE, o LinkLab.
Sergio Rossi, analista de investimentos estrangeiros da ApexBrasil, acompanhou a comitiva em missão e detalha que esta é a segunda vez que as seis startups vêm ao Brasil, tendo visitado outros estados na primeira ocasião. “Santa Catarina é um dos estados que não poderíamos deixar de explorar neste roteiro por conta de sua relevância em números de corporações, startups e hubs de inovação. Em cada uma das cidades, os empreendedores puderam conversar com uma série de players com o objetivo de gerar negócios e subsídios para a tomada de decisão da expansão para o Brasil”, relata.
O ScaleUp in Brazil é realizado desde 2019 e está em sua quarta edição. A participação das empresas é dividida em uma etapa híbrida, em que os empreendedores têm acesso a ferramentas e em outra fase que consiste na missão ao Brasil.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.