Eleições 2022: Candidatos apresentam propostas para o setor de tecnologia e ACATE reforça as principais bandeiras do setor
Durante o período de campanha eleitoral, a ACATE esteve à disposição para recepcionar todos os candidatos de partidos que tenham representação na Câmara de Deputados e no Senado Federal. Com o objetivo de apresentar e conhecer as propostas para o setor de tecnologia, a associação disponibilizou agendas para reuniões com o presidente Iomani Engelmann e demais membros da diretoria da entidade.
Nos encontros com os candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina, a ACATE disponibilizou até 3 minutos para a gravação de um vídeo de apresentação de propostas aos associados e interessados no setor de tecnologia estadual. Os vídeos estão disponíveis no canal de YouTube da ACATE com a finalidade de dar espaço e visibilizar todas as propostas sem distinção em relação aos partidos e com isonomia.
Participaram das reuniões os candidatos ao Executivo estadual: Carlos Moisés (Republicanos), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União Brasil), Jorginho Mello (PL) e Odair Tramontin (Novo).
A ACATE também divulgou um documento com proposições de políticas públicas aos candidatos a governador. As propostas centram ações para o fortalecimento do ecossistema de inovação catarinense, a formação de profissionais qualificados e a geração de investimentos e empregos. Os compromissos para o Executivo estadual foram elaborados pela ACATE em parceria com as entidades que representam os polos regionais da associação através de núcleos de empresas de tecnologia: Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (BLUSOFT), Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação de Brusque (CITI), Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC), Fundação Softville e o Orion Parque Tecnológico de Lages.
Em parceria com a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO) e Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), a ACATE é signatária de manifestos aos candidatos à presidência do Brasil. Os documentos demandam políticas públicas para a qualificação profissional e mudanças regulatórias.
Leia o manifesto da ASSESPRO aos presidenciáveis e as contribuições da ABES aos programas eleitorais e de governo 2023-2027.
Propostas ao Poder Legislativo estadual e federal
A ACATE também recebeu candidatos ao Poder Legislativo estadual e federal. Os encontros foram realizados de acordo com a solicitação dos concorrentes ao pleito dos partidos que possuem representação no Congresso Federal e sem distinção de legendas partidárias.
Realizaram reuniões com representantes da associação: o candidato ao Senado Federal, Dário Berger (PSB), e os candidatos a Deputado Federal, Bruno Souza (Novo) e Paulo Bornhausen (PSD). Entre os concorrentes à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), Francine Canto Machado (PSB) e Marcelo Fett (MDB) estiveram em encontros com a entidade.
A ACATE também apresentou propostas para o Poder Legislativo no âmbito federal e estadual. O documento busca balizar ações através de demandas do mercado de tecnologia e questões de interesse público. Para conhecer as bandeiras defendidas pela associação, clique aqui.