Eleições 2024: ACATE apresenta reivindicações do setor de TI a candidatos à Prefeitura e Câmara de Florianópolis
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) divulga aos candidatos das eleições municipais de 2024 e à população uma série de reivindicações do setor de TI para o poder público de Florianópolis. As propostas apresentadas visam estabelecer a sintonia com os futuros representantes do município em relação às demandas do segmento no município.
As reivindicações aos candidatos são elencadas em quatro tópicos principais que dizem respeito a: interlocução do setor de tecnologia com o poder executivo; oportunidades de aplicação de soluções inovadoras desenvolvidas na cidade para a modernização da prefeitura e serviços públicos; fortalecimento do ensino tecnológico na rede de ensino básico municipal; e consolidação de Florianópolis como cidade inteligente.
“Florianópolis é referência nacional, sendo a Capital Nacional das Startups, e está entre as cidades mais competitivas, empreendedoras, conectadas e inteligentes do país. Mas ainda há espaço para evoluir frente aos desafios que impactam o setor de tecnologia, empreendedores, profissionais e a população. Nosso segmento é o mais representativo quando se fala em recolhimento de ISS e pode auxiliar ainda mais o município com soluções capazes de melhorar o atendimento às necessidades dos cidadãos. Além disso, importantes projetos de conexão do setor à população podem ser fortalecidos, como o Floripa Mais Tec e a Rede de Inovação Florianópolis”, reflete Diego Ramos, presidente da ACATE.
O documento também disponibiliza um panorama do setor na capital catarinense. As atividades econômicas relacionadas à tecnologia são responsáveis pela arrecadação de mais de R$ 98,7 milhões em Impostos sobre Serviços (ISS) pela Prefeitura (2023). Em razão do desenvolvimento do segmento, o valor de contribuição em ISS cresce a cada ano, aumentando em 92% no período de 2020 a 2023, conforme aponta o estudo Observatório ACATE 2024.
O setor de tecnologia também movimenta a economia em toda a região da Grande Florianópolis, com a geração de renda e empregos por mais de 9,3 mil empresas, as quais faturam cerca de R$ 16,2 bilhões e somam em torno de 45,7 mil colaboradores. O impacto positivo também se estende a outros segmentos como o turismo de negócios e serviços regionais.
Para conferir o documento de reivindicações do setor de TI de Florianópolis na íntegra, clique aqui.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.