Embaixada dos EUA realiza visita a Centros de Inovação ACATE
A Associação Catarinense de Tecnologia, ACATE, recebeu a visita da Comitiva da Embaixada dos EUA no Brasil. O encontro aconteceu no CIA Primavera, na tarde de segunda-feira (28), e estiveram presentes: Todd Chapman, Embaixador dos EUA no Brasil, Shane Christensen, Cônsul-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre (RS), Rebekah Martínez, Conselheira para Assuntos Políticos e Econômicos, Aline Vecchia, Assistente para assuntos políticos e econômicos, e Kerley Tolpolar, Assistente de imprensa. Também participaram do encontro representantes do governo estadual: Daniella Abreu, Secretária Executiva de Assuntos Internacionais, e Fernando A. Raupp, Gerente de Missões. A comitiva foi recebida pelo Presidente da ACATE, Iomani Engelmann Gomes, pelo Diretor Executivo, Gabriel Sant’Ana Palma Santos, e pelo Vice-presidente de Relacionamento, Diego Brites Ramos.
O Presidente da ACATE, Iomani Engelmann Gomes, destaca que a vinda da Comitiva da Embaixada dos EUA à Associação foi importante para que o ecossistema catarinense oportunize um contato maior com empresas norte-americanas. “É muito aspiracional ver um embaixador americano impressionado com o nosso Estado. Os feedbacks em relação às atividades que desempenhamos mostram que estamos no caminho correto. Além disso, ele apontou um caminho interessante para estreitarmos o relacionamento com as empresas americanas interessadas no mercado brasileiro. Santa Catarina pode tirar proveito, principalmente, para conseguirmos parcerias para alcançar os nossos desafios: formação de mão de obra e atração de capital”, declara o presidente da associação.
Na ocasião, Todd Chapman, Embaixador dos EUA no Brasil, demonstrou interesse sobre as iniciativas que a ACATE realiza para solucionar a demanda de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia em Santa Catarina, e se propôs a fazer um movimento de aproximação da instituição com grandes empresas norte-americanas que possuem programas de formação de talentos e que possa investir em profissionalização.
Iomani Engelmann Gomes apresentou pessoalmente a estrutura do Centro de Inovação Primavera, além de citar os pólos de inovação estaduais e a relevância que cada CI tem para a economia regional. A comitiva também teve a oportunidade de conhecer o Sapiens Parque, que, assim como o Primavera, abriga um dos centros de inovação conectados à Rede de Centros de Inovação, projeto da Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com a ACATE.
Rede de Inovação e Especialização Inteligente
A Rede de Inovação Florianópolis investe, por meio dos Centros de Inovação, em capacitações, eventos, maratonas de tecnologia e inovação, aumento no acesso a investidores e atração de negócios para a cidade. Com esta iniciativa, a Rede acaba por viabilizar encontros crossector, investindo em especialização inteligente, além de contribuir para que cada centro de inovação seja vocacionado. Em Florianópolis, existem quatro Centros de Inovação credenciados à Rede de Inovação, projeto pioneiro da Prefeitura Municipal em parceria com a ACATE. Denominados CIA Primavera (na Rota da Inovação, no bairro Saco Grande), CIA Downtown (Centro de Florianópolis), CIA Sapiens Parque (Norte da Ilha, em Canasvieiras) e Soho (na Grande Florianópolis, no bairro Coqueiros). Os 4 centros também se conectam e atuam em sinergia com os 14 centros de inovação em fase de implantação pelo Estado de Santa Catarina, localizados em diferentes municípios.