Empresários do setor têxtil buscam melhoria de processos produtivos na Tecnotêxtil 2015
Em um ano ruim para o segmento têxtil, cuja indústria nacional registrou queda de 5% no faturamento, o investimento em inovação tem sido a saída para qualificar os processos produtivos e ganhar mercados. Enquanto isso, as empresas catarinenses cresceram mais de 17% no mesmo período.
Em um ano ruim para o segmento têxtil, cuja indústria nacional registrou queda de 5% no faturamento, o investimento em inovação tem sido a saída para qualificar os processos produtivos e ganhar mercados. Enquanto isso, as empresas catarinenses cresceram mais de 17% no mesmo período. Tecnologias inovadoras que têm impulsionado o setor foram apresentadas pela multinacional catarinense Audaces na Tecnotêxtil 2015, maior feira do setor têxtil e de confecções da região Sudeste, que ocorreu de 7 a 10 de abril, em São Paulo.
Para o proprietário da CVA e representante comercial da Audaces, Cladi Grando, o público de quase 18 mil visitantes foi bastante diversificado e qualificado. De acordo com ele, observou-se a presença de empresários de várias regiões do país e de organizações de diferentes portes, com destaque para pequenas e médias empresas. “De modo geral, as indústrias estão buscando a melhoria dos seus processos produtivos, fator que costuma ser o principal critério para a decisão de compra. O setor quer e precisa alcançar ganhos de produtividade e vantagens competitivas”, destaca. De acordo com o representante, as tecnologias desenvolvidas pela Audaces podem trazer inúmeros benefícios para o negócio, como o melhor aproveitamento da matéria-prima e a fácil usabilidade (tecnologia que não demanda alta especialização).
A presença da Audaces na Tecnotêxtil teve como carro-chefe o Audaces Neocut, única máquina de corte com lâminas desenvolvida no Brasil para atender à NR12 – norma de segurança conhecida como a mais exigente do mundo. Em seu estande, a empresa montou uma sala de corte completa e, de hora em hora, realizaram demonstrações da solução. Segundo Grando, a Audaces Neocut também se destaca por contar com um sistema de segurança inteligente, de pause and play, que não impacta a produtividade na sala de corte. A feira resgatou o otimismo do empresariado e a multinacional líder na América Latina no segmento de tecnologias para moda celebra a comercialização de softwares e equipamentos. "Como nossa empresa e produtos são brasileiros, as soluções podem ser adquiridas por meio de financiamentos de incentivo, como FINAME e BNDES. Acredito que isso tenha atraído as empresas também”, observa.
Palestra
O diretor de Business Development da multinacional Audaces, Rodrigo Cabral, abriu o segundo dia do 2º Fórum Informações Tecnotêxtil, evento paralelo à Tecnotêxtil 2015. Na palestra “Criando moda com noções de custo”, o diretor destacou a importância da gestão da informação entre as equipes de criação e de desenvolvimento, para manter os produtos dentro dos targets definidos com base nas pesquisas de mercado. De acordo com Cabral, a utilização de um sistema inteligente, como o Audaces IDEA, evita o retrabalho, facilitando a noção do custo de ponta à ponta no ciclo de produção, sem prejudicar o processo criativo. A meta é: mais inspiração e menos transpiração.
Sobre a Audaces
Fundada em 1992, a Audaces é líder no Brasil e na América Latina no segmento de tecnologia para moda, com o apoio de 300 colaboradores. A multinacional exporta para mais de 70 países, totalizando cerca de 8,5 mil clientes. Conta com cinco unidades no Brasil e três na América Latina.