Empresários e instituições de ensino de Florianópolis discutem demandas para o Geração TEC 2013
Foi realizada na tarde desta segunda-feira (22), a apresentação do mapeamento parcial de vagas do Geração TEC para o primeiro semestre de 2013. Na Grande Florianópolis, 64 empresas participaram do processo, as quais indicaram a demanda total de 696 vagas, sendo 199 atuais e 497 para os próximos 12 meses.
Foi realizada na tarde desta segunda-feira (22), a apresentação do mapeamento parcial de vagas do Geração TEC para o primeiro semestre de 2013. Na Grande Florianópolis, 64 empresas participaram do processo, as quais indicaram a demanda total de 696 vagas, sendo 199 atuais e 497 para os próximos 12 meses. O Geração TEC é um programa do Governo do Estado para capacitação gratuita em TI, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, executado pela Fapesc, em parceria com o Instituto Internacional de Inovação – i3 e apoio da Associação Catarinense de Empresas de Tecnolonia (ACATE). Lançado em 2011, já capacitou e formou 2092 pessoas em 12 cidades de Santa Catarina.
Para o vice-presidente da ACATE, discutir a melhor formatação dos cursos e adequação dos mesmos à realidade de mercado e das instituições de ensino é fundamental para melhor aplicação dos recursos públicos. “Fazer bom uso desta oportunidade e dos recursos é uma responsabilidade de todos, por isso, a discussão e a participação no mapeamento são muito importantes”, destacou. O processo de mapeamento por região teve início há quase dois meses e os resultados apresentados nesta segunda-feira são preliminares. Segundo o presidente do i3, Noberto Dias, o mapeamento continuará em aberto, solicitando a participação dos empresários e recolhendo informações para formatação dos cursos. “Neste ano, o programa está mais flexivel, pois o objetivo é a empregabilidade”, explicou.
As empresas que ainda quiserem participar do mapeamento do Geração TEC ainda podem fazê-lo, uma vez que os dados coletados serão utilizados para a definição das turmas do segundo semestre deste ano. Associados ACATE podem sugerir cursos não ligados à programação, tais como montagem e manutenção de equipamentos, instalação de redes, gestão de projetos, etc.
A apresentação do mapeamento contou ainda com discussão sobre a formatação dos cursos, número de turmas, horário das aulas, carga horária, ementa e instituição executora em cada cidade, entre outros pontos. Estiveram presentes, além de representantes do programa do Governo do Estado, empresários, representantes das instituições executoras (Senac, Senai, Univali) e do Instituto Internacional de Inovação – i3, o presidente da ACATE, Guilherme Bernad; o vice-presidente da ACATE, Everton Gubert e o secretário executivo, Gabriel Sant’Ana.
Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 3665-4878 / 8459-3646