Empresas de TI catarinenses lideram ranking de crescimento de PMEs nos setores de bens de capital e eletroeletrônicos
Duas empresas de tecnologia de Santa Catarina estão entre as que mais crescem no Brasil em seus segmentos, aponta pesquisa feita pela Deloitte Consultoria em parceria com a revista Exame PME, divulgada no dia 15 de agosto. A Arvus Tecnologia, empresa de Florianópolis que produz sistemas para gestão de plantio e manejo de lavouras, foi a catarinense melhor colocada no ranking “250 PMEs que mais crescem no Brasil” – está em 8o. lugar – e é a primeira no segmento de “bens de capital”.
Duas empresas de tecnologia de Santa Catarina estão entre as que mais crescem no Brasil em seus segmentos, aponta pesquisa feita pela Deloitte Consultoria em parceria com a revista Exame PME, divulgada no dia 15 de agosto. A Arvus Tecnologia, empresa de Florianópolis que produz sistemas para gestão de plantio e manejo de lavouras, foi a catarinense melhor colocada no ranking “250 PMEs que mais crescem no Brasil” – está em 8o. lugar – e é a primeira no segmento de “bens de capital”. Já a Cianet, fabricante de equipamentos triple-play e provedora de soluções para comunicação de dados, ocupa a 27a. colocação do ranking geral e lidera no segmento “eletroeletrônicos”.
A Arvus, pioneira no Brasil na fabricação de equipamentos para agricultura e silvicultura de precisão com tecnologia nacional, fechou 2012 com um faturamento de R$ 7,9 milhões, um crescimento de 103,8% frente a 2011 e de 315,5% na comparação com 2010 – resultado que garantiu o salto do 18o. lugar no ano passado para o 8o. na pesquisa divulgada nesta semana. Para o diretor Bernardo de Castro, o resultado reflete “a consistência na estratégia que adotamos para fortalecer a empresa”. Recentemente, a empresa abriu uma unidade em Sorriso (MT), polo nacional no cultivo de grãos, e espera crescer ainda mais nos próximos anos. “Estamos sendo muito fieis a esta estratégia adotada e o crescimento apontado na pesquisa mostra que estamos seguindo a trilha certa”, pontua Castro.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a Cianet figura no ranking e esta foi a melhor classificação da empresa. “Tivemos um salto de crescimento de 152% de 2010 para 2012, que foi o período da pesquisa. Passamos de um faturamento líquido de 6,915 milhões para 14,453 milhões”, explica João Francisco dos Santos, diretor presidente da empresa. Segundo ele, são quatro fatores que alavancaram a Cianet: o foco em soluções inovadoras de fibra óptica, de acordo com a crescente demanda do mercado; a aposta em uma equipe capacitada; a melhoria de processos e, entre todos esses, o papel fundamental do Fundo Criatec, que fez um aporte na empresa em 2009 e vem acompanhando a gestão da empresa. “O Criatec, além de investir no nosso negócio, ainda nos auxilia constantemente na governança corporativa da Cianet, nos proporcionando modos de mensurar e melhor planejar nossos resultados”, avalia.