Empresas de TI do Oeste apresentam potencial
As doze empresas associadas ao Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) que participam, desde o início do ano, do Projeto de Fortalecimento de Polos Industriais, desenvolvido por meio do Programa Nova Economia@SC vêm apresentando resultados significativos na consolidação de negócios. A iniciativa é do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável em parceria com o Sebrae/SC.
As doze empresas associadas ao Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) que participam, desde o início do ano, do Projeto de Fortalecimento de Polos Industriais, desenvolvido por meio do Programa Nova Economia@SC vêm apresentando resultados significativos na consolidação de negócios. A iniciativa é do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável em parceria com o Sebrae/SC.
O Projeto de Fortalecimento dos Polos Industriais visa promover a inovação de micro e pequenas empresas, agrupadas em polos setoriais regionais de áreas estratégicas do Estado de Santa Catarina, objetivando ganhos de qualidade e produtividade e inserção em novos mercados. “Os resultados esperados para 2014, no setor de TI no oeste catarinense incluem aumento de 10% nas receitas, 15% na produtividade e redução de 10% nos custos de produção”, destaca a coordenadora estadual de TI do Sebrae/SC, Josiane Minuzzi.
O vice-presidente do Deatec, Marcio Fortes, realça que a parceria do polo tecnológico com o Programa Nova Economia é significativa em virtude das visíveis mudanças na parte organizacional das empresas, geração de novos negócios, parcerias e inovações. “O programa faz com que os responsáveis pelos empreendimentos percebam as dificuldades não somente na área técnica e gerencial, como também em relação ao atendimento e gestão com os clientes. A parceria com o Sebrae é uma oportunidade valiosa para fortalecer as empresas de TI da região”, enfatiza.
As empresas beneficiadas são: Vision, Infogen, Infoger, BrSis, Interfoc, Gamatec, Uninfo, SGI, Ética, H&S, ZettaBrasil, DataWest e H2J. Até o momento, os trabalhos incluíram a realização de consultorias e a participação de quatro empresários (Infogen, Gamatec, Vision e Uninfo), na Bitz – feira montada nos padrões internacionais de organização e desenvolvida em conjunto com a plataforma da CeBIT, que ocorreu no mês de maio, em Porto Alegre (RS)
Na última semana, os empresários participaram de uma reunião conduzida por Josiane Minuzzi, pelo coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, e pela analista técnica Carolini Scheffer, na coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC, em Chapecó, para discutir o cronograma das próximas atividades.
Nova filiais
Com matriz em Chapecó e 45 franquias espalhadas pelo Brasil, a Gamatec atua no desenvolvimento de software, mobilidade e gestão de restaurantes. A empresa existe há mais de 14 anos com a missão de desenvolver, gerar e criar as melhores soluções de mobilidade e gestão de restaurantes e similares, com credibilidade, responsabilidade e serviços de qualidade. São 25 funcionários e uma carteira de aproximadamente 450 clientes de todo o Brasil.
As consultorias realizadas, por meio do Projeto Nova Economia, proporcionaram inovações nos processos internos e melhoria substancial da comunicação interna. O programa também oportunizou a participação na BITZ. Além de divulgar os produtos, a iniciativa resultou na abertura de duas novas franquias no Rio Grande do Sul, uma em Alagoas e outra em Vitória (ES). “A expectativa é continuar participando de todos os projetos do Programa Nova Economia, pois os resultados têm sido efetivos e reais. É tanta confiança que queremos participar de todo o processo”, salienta o empresário Marcio Muxfeldt.
Sobre o Deatec, Muxfeldt destaca que é um polo importante porque fortalece o segmento, proporciona trabalho em grupo para alcançar objetivos comuns e viabiliza participação em projetos com esse.
Qualidade no desenvolvimento de software
Fundada em 2008, a história da ZettaBrasil iniciou no ano de 2000, quando seu administrador trabalhava como autônomo no desenvolvimento de websites. Situada em Pinhalzinho, a empresa atua com foco no desenvolvimento de software para micro e pequenas empresas, atendendo clientes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pará, Mato Grosso e Amapá. Além disso, se destaca como pioneira em desenvolvimento de ERP em nuvem (cloud computing). “As consultorias por meio do programa trouxeram melhorias no processo de desenvolvimento de software, redução de custos e organização do processo produtivo”, ressaltou o empresário Wilson Savegnago.
Pensando na qualidade e padronização do processo de desenvolvimento de software, a empresa possui, desde 2011, a certificação da Norma NBR ISO 9001:2008. Em dezembro do mesmo ano, foi finalista do Prêmio MPE Brasil e, na edição seguinte, foi ganhadora da premiação na categoria Tecnologia da Informação. “Vencer essa competição oportunizou um reconhecimento nacional, conquista de novos mercados e visão sistêmica de gestão da empresa”, declara o empresário.
Atualmente, a ZettaBrasil conta com mais de 200 clientes de software. “Somos associados ao Deatec desde a implantação da empresa. Para nós, representa um associativismo que traz benefícios como cursos, conhecimento e troca de experiências”, finaliza.
Fonte: Noticenter