Empresas digitais e entidades diversas se reúnem para discutir as Cidades do Futuro com a UNESCO
Totalmente gratuito e online, o Fórum Cidade & Mobilidade acontece nos dias 29 e 30 de setembro, das 15h30 às 20h. Serão mais de 40 palestrantes distribuídos em oito trilhas temáticas: Micromobilidade; Delivery & Logística; Segurança e Infra no Trânsito; Energia Renovável & Sustentabilidade; Ride Hailing & Carpooling; Digitalização, Conectividade e Dados; Mobility as Service (MAS); e Impacto Social e Inclusão. As apresentações ocorrerão em horários pré-determinados ao longo dos dias e o participante poderá escolher os debates que deseja acompanhar.
O Fórum nasceu com o objetivo de debater os temas que integram o contexto de Smart Cities. O evento discutirá programas para o fomento de legislações que permitam a adaptação e desenvolvimento dos ambientes públicos nos centros urbanos. Em sua primeira edição, o projeto conta com apoio oficial da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) – com mais de 150 empresas da economia digital – FecomercioSP e GapMIL, da UNESCO.
“Promover o diálogo entre a sociedade civil e o poder público é fundamental para garantir melhores soluções para todos. A tecnologia por si é um meio facilitador e necessita estar envolvida por um plano de desenvolvimento amplo, aplicado com propósito claro e métricas estruturadas de análise”, afirma Vitor Magnani, presidente da Associação Brasileira Online to Offline e que confirmou presença no Fórum.
Além de Magnani, a programação conta com grandes lideranças, especialistas e autoridades do setor, sendo eles: Aldo Russo, Gerente de Internet das Coisas e Transformação Urbana do C4iR e filiado ao Fórum Econômico Mundial; Ammar Hassan, Public Police Manager da BlaBlaCar; Anna Beatriz Lima, Head of Public Policy da Quicko; Douglas Tokuno, Head of Waze Carpool & Partnerships LATAM do Waze; Iltenir Junior, Founder & CEO da Qargo; Juliana Minorello, Diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas América Latina da Tembici e VP da ABO2O; Kelly Carvalho, Economista da Fecomercio SP; Lilian Lima, Public Policy da 99 e Líder do Comitê de Mobilidade da ABO2O; Myrko Araujo Micali, Founder & CEO do Alfred Delivery; Rodrigo Maroja, Fundador e COO da Daki; e Diego Brites Ramos, Vice-Presidente de Relacionamento e Diretor da Vertical Smart Cities na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
Quem também marcará presença será Felipe Chibás, especialista Latam do Núcleo de Cidades Inteligentes da GapMIL, da UNESCO. “A visão de cidades inteligentes ganhou novos contornos nos últimos anos e originou o conceito Cidades MIL, proposto pela UNESCO, que supera e engloba Smart Cities ao alicerçar cidades que aplicam novas tecnologias conectadas à responsabilidade social e ao desenvolvimento humano, cocriadas de forma ética e criativa entre poder público, iniciativa privada, academia e sociedade civil”, explica.
Para Marcos Carvalho, Diretor Geral da ABO2O, foi um desafio, em tempo recorde, reunir um grande time de palestrantes. “Em dois dias, teremos diversas discussões sobre programas com todos os stakeholders. A fim de estabelecer redes colaborativas para elaboração de um planejamento e cronograma de ações éticas, responsáveis e inclusivas impulsionadas pelo uso de novas tecnologias e inteligência de dados. Ressaltamos ainda que a iniciativa integra a atualização do nosso Guia de Mobilidade Urbana e Logística, além de conteúdo na programação do Innovation Xperience Conference 2021”, explica Marcos Carvalho, Diretor Geral da ABO2O.
No total, serão mais de 8h de conteúdo com painéis de debates e casos práticos. O evento é voltado a entidades de classe e representativas empresariais, agentes econômicos e financeiros, estudantes, advogados e sociedade civil organizada.
A programação completa está disponível no site oficial, onde é possível fazer também a inscrição para acompanhar o evento.
> Encontre o evento na Agenda da ACATE, clicando aqui.
Sobre a ABO2O:
A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) é uma entidade que reúne as principais plataformas da economia digital, incluindo marketplaces, e-commerces, healthtechs, bancos digitais, fintechs, meios de pagamento e investidores. A ABO2O existe para representar e defender os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais. Para isso, busca estimular ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e fomento dessas tecnologias, por meio da articulação com outras instituições. Atualmente, a entidade reúne mais de 150 associados, entre eles: Mercado Livre, 99, GetNinjas, Loggi, Movile, B2W, Rappi, Tembici, OLX, Hotmart, Zoop, Saude iD, Maida.Health, Banco Carrefour, Hash, PayU, 4all, Adiq, PaySmart, Banco Inter, Dr. Consulta, SummUp, Wirecard, Banco PAN, Zoom & Buscapé, Leroy Merlin, SumUp, banQi, entre outras.
*Fonte: ABO2O