Encontro da RIBA destaca o poder da colaboração para fortalecer o ecossistema de inovação no Baixo Amazonas
Na última sexta-feira, 11 de outubro de 2024, o Centro de Inovação Aces Tapajós (CIAT) sediou a reunião da Rede de Inovação do Baixo Amazonas (RIBA). Com a presença de empreendedores locais, representantes das universidades e Sebrae, o evento teve como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação da região e promover discussões sobre as estratégias de desenvolvimento do ecossistema do Baixo Amazonas. A programação incluiu apresentações institucionais e uma dinâmica voltada ao engajamento dos atores locais.
O evento começou com um café da manhã, onde os participantes tiveram a oportunidade de se conectar antes da abertura oficial, que contou com a fala do representante do Sebrae. Na sequência, o Sebrae apresentou seus programas, destacando as iniciativas voltadas para o empreendedorismo e a bioeconomia.
A apresentação da RIBA foi conduzida pelos líderes locais, Daniel Nunes de Figueiredo e Rosinei de Sousa Oliveira, que detalharam os objetivos da rede, os atores envolvidos, os Grupos de Trabalho (GTs) e o Pacto pela Inovação, explicando como essas iniciativas se alinham para promover a colaboração e o desenvolvimento sustentável na região do Baixo Amazonas.
Um dos pontos altos da manhã foi a palestra de Túlio Duarte, Vice-presidente de Ecossistema da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que teve como tema de sua fala “Como gerar engajamento entre atores: o caso do programa Verticais de Negócios da ACATE”. Durante sua apresentação, Túlio compartilhou a experiência da ACATE no desenvolvimento de um ecossistema colaborativo em Santa Catarina, ressaltando como o programa Verticais de Negócios estimula a participação ativa de empresas em setores estratégicos.
O encontro continuou com uma dinâmica participativa, na qual os presentes discutiram sobre como cada ator poderia contribuir com a rede para fortalecer o engajamento da RIBA
Sobre a RIBA
A Rede de Inovação do Baixo Amazonas (RIBA) é uma aliança composta por empreendedores, pesquisadores, instituições públicas e privadas, além de membros da comunidade local. O objetivo da RIBA é promover a inovação na região, com foco no fortalecimento da bioeconomia, desenvolvimento de talentos locais e incentivo ao empreendedorismo inovador. A rede visa criar um ecossistema que gere impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico e na qualidade de vida do Baixo Amazonas, fomentando um futuro sustentável e próspero.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.