Encontro de negócios fortalece o setor de tecnologia no Alto Vale
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NIAVI) Polo ACATE Alto Vale, realizou na terça-feira, 22, mais uma edição do Conexão Tech, um evento que tem como principal objetivo criar e fortalecer conexões entre os empresários associados do setor de tecnologia da região. O encontro aconteceu em Rio do Sul, e reuniu grandes nomes do ecossistema de inovação catarinense, promovendo oportunidades de networking em um ambiente descontraído.
Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Diego Brites Ramos, o vice-presidente de marketing da ACATE, Walmoli Gerber Junior e o vice-presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Ricieri Ramlov. Também participou do evento o Diretor do Polo ACATE Alto Vale, Tarcisio Bonessi Junior, que destacou o crescimento expressivo da associação na região nos últimos dois anos, com um aumento de mais de 90% no número de empresas associadas.
“A ideia do Conexão Tech é justamente proporcionar um momento para que os empresários do setor troquem ideias, compartilhem desafios e explorem novas oportunidades para a nossa região,” enfatizou Tarcisio Bonessi Junior. Ele comenta que, desde que o NIAVI se tornou o Polo ACATE no Alto Vale, a representatividade da tecnologia local cresceu significativamente, com quase 50 empresas já associadas, e a meta de ultrapassar 100 nos próximos anos.
A presença no evento reflete o compromisso da ACATE em estar presente em todas as regiões de Santa Catarina. “A ACATE tem polos em várias regiões estratégicas do estado, e o Alto Vale é uma delas. Nosso propósito é fortalecer ainda mais o setor de tecnologia e inovação, ampliando o alcance dos projetos e promovendo o desenvolvimento econômico em todas as áreas”, afirmou Bonessi.
O evento, que já está em sua segunda edição, foi realizado pela primeira vez em agosto deste ano. A proposta é realizar encontros periódicos que promovam a troca de conhecimento e a criação de novas parcerias. “Estamos muito felizes em ver a evolução do Polo do Alto Vale e em contribuir para que a região se destaque cada vez mais no cenário estadual. O Alto Vale ser um polo da ACATE é motivo de grande orgulho e satisfação para a ACIRS e também de reconhecimento, temos muito a crescer ainda”, comenta o vice-presidente da ACIRS, Ricieri Ramlov.
Segundo o presidente da ACATE Diego Brites Ramos, a colaboração entre empresas de diferentes portes, desde startups até grandes corporações, será essencial para enfrentar os desafios da transformação digital. Com um faturamento estimado em 35 bilhões de reais em 2023, o setor de tecnologia em Santa Catarina representa 7,5% do PIB do estado. Para o futuro, o planejamento inclui a formação de talentos e a atração de mais investimentos, especialmente para regiões como o Alto Vale, que buscam se consolidar como centros de inovação. “Queremos dar um salto no nosso ecossistema e assim fazer com que as nossas empresas possam conquistar cada vez mais mercado e escalar globalmente, essa é a prioridade”, finaliza.
O Polo Regional ACATE Núcleo de Tecnologia da Informação (NIAVI)
Em 2006, através de um convite da ACIRS para reunir as empresas de tecnologia da informação e comunicação do Alto Vale do Itajaí, surgiu o Núcleo de Tecnologia da Informação – NIAVI. Atualmente, o núcleo, é referência em muitos projetos, tornando-o importante para toda o ecossistemas, de tecnologia, inovação e empreendedor da região. A parceria entre o NIAVI e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) conta com mais de meia década e tem se revelado bem-sucedida, trazendo oportunidades para o desenvolvimento da região e consolidando o Alto Vale do Itajaí como polo de tecnologia e inovação. Saiba mais sobre o polo parceiro aqui!
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.