ACATE participa de Encontro de Negócios em Jaraguá do Sul
Em março, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) participou do primeiro encontro de gestores da Rede Catarinense de Centros Inovação de 2022. O “Encontro de Negócios”, promovido pelo Novale Hub — Centro de Inovação de Jaraguá do Sul —, reuniu representantes dos CI’s catarinenses, membros dos governos estadual e municipal e de ecossistemas de inovação. Participaram dele o Diretor Executivo da ACATE, Gabriel Sant’Ana Palma Santos, representantes da Associação e as consultoras do Centro de Inovação de Florianópolis (ACATE), Patricia Siqueira e Mariana Mezzaroba.
A agenda começou com a apresentação do Novale Hub para visitantes externos. Em seguida, os membros dos centros de inovação acompanharam palestras de representantes governamentais sobre a situação econômica de Santa Catarina e as iniciativas para o fomento do setor. No período da tarde, os participantes se dividiram em três grupos para discutirem ideias para a gestão dos espaços, fomento de ecossistemas inovadores e suporte aos consultores e pesquisadores dos Centros.
As consultoras da ACATE ministraram, no encontro, um workshop para os consultores dos demais Centros: “Pesquisa Consultoras ACATE: Forças e Necessidades dos Centros”, que apresentou o levantamento feito pela ACATE com os demais CIs.
A ocasião contou ainda com convidados de diversas cidades e regiões do Estado, como Blumenau e São Bento do Sul.
Saiba mais sobre o evento.
Sobre a Rede Catarinense
Criada em 2015, Rede Catarinense de Centros de Inovação oferece serviços que apoiam o empreendedor, desde o momento em que seu negócio é apenas uma ideia, até estar pronto para encarar o mercado, crescer e escalar. É uma ação conjunta entre o Governo de Santa Catarina e demais atores do ecossistema de inovação, que gera conexões entre pessoas e ideias, promove o desenvolvimento de habilidades e fomenta a produção de conhecimento e tecnologia.
Os Centros de Inovação são estruturas que estimulam a inserção da cultura de inovação nas empresas de cada região, possibilitando a conexão entre startups, empresas em maior estágio de maturação e outros atores importantes. Atualmente, a inovação é um dos principais vetores do desenvolvimento econômico e sustentável catarinense. Isso acontece porque universidades, empresas e o poder político encontram-se alinhados em prol de avanços e soluções aos desafios do mercado de trabalho.
>> Acesse o site da Rede Catarinense e conheça a iniciativa
*Fotos: Destaque (Piero Ragazzi/Divulgação); Corpo (Acervo ACATE)