Estudo pretende medir capacidade de inovação em empresas brasileiras
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) está conduzindo o Projeto sobre Indicadores de Inovação nas Empresas Brasileiras (Primar). O objetivo é gerar conhecimento para estimular o aumento da capacidade de gestão da inovação nas organizações empresariais. A fase inicial do levantamento começou esta semana, realizando entrevistas com executivos de 100 empresas em todo o País, dos mais variados portes e setores.
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) está conduzindo o Projeto sobre Indicadores de Inovação nas Empresas Brasileiras (Primar). O objetivo é gerar conhecimento para estimular o aumento da capacidade de gestão da inovação nas organizações empresariais. A fase inicial do levantamento começou esta semana, realizando entrevistas com executivos de 100 empresas em todo o País, dos mais variados portes e setores.
Para medir a capacidade de inovação de cada organização observada pelo Primar será utilizado um conjunto de indicadores construídos pelo CGEE, em parceria com instituições do Sistema Nacional de Inovação, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a coordenadora do projeto, Ione Egler, no País, esse tipo de pesquisa usualmente é pautada pela relação entre os esforços por parte das empresas e os resultados obtidos, apesar de não observar elementos relacionados às atividades de gestão da inovação.
As empresas foram escolhidas conforme as seguintes trajetórias tecnológicas: setores intensivos em ciência; em escala; em informação; fornecedores especializados; e setores dominados por fornecedores. Essa divisão foi feita para que, ao final do projeto, as empresas recebam um relatório possibilitando a comparação com organizações de setores correlatos.
De acordo com o presidente do CGEE, Mariano Laplane, a partir dos resultados, será possível compreender os padrões de gestão da inovação nas empresas, analisar a dinâmica esforço (investimento em P&D) e resultados e oferecer contribuições para a construção de políticas mais adequadas para fomentar a inovação. “A pesquisa consiste na aplicação de um questionário e na realização de entrevistas com foco na gestão da inovação, complementando, assim, outras iniciativas existentes no País”, afirmou Laplane.
A iniciativa conta com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que terá a missão de sensibilizar as empresas para engajá-las no projeto. A equipe de campo do Primar é composta por especialistas de instituições, como as universidades de Campinas (Unicamp), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Espírito Santo (UFES), e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
(Agência Gestão CT&I, com informações do CGEE e MCTI)