Evento do polo regional da ACATE de Tubarão debate oportunidades profissionais para jovens
Na última quinta-feira, 25 de novembro, o Núcleo de Tecnologia Amureltec da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), polo regional da ACATE na cidade do Sul do estado, realizou a primeira edição do Amureltec Digital Connection, em formato híbrido, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no município. O evento teve o objetivo de despertar o interesse de jovens para o mercado profissional de tecnologia e apresentar-lhes oportunidades.
Eder Cachoeira, diretor regional da ACATE, destacou o empenho para a realização do evento e o resultado proporcionado pelo encontro.“Os jovens estavam muito atentos aos conteúdos e o mais legal era vê-los interessados pela tecnologia. Eles têm muito ainda a refletir sobre profissão, carreira, mas acho que cumprimos a nossa missão que era despertar um pouco mais ou reforçar esse interesse pela área de tecnologia”, afirma. Cachoeira ainda acrescenta que pretende realizar mais eventos voltados para jovens e empresas, com foco na inserção de talentos no mercado profissional de tecnologia.
Um dos assuntos debatidos no Amureltec Digital Connection foi o tema “oportunidades e perfil profissional”, que contou com a participação de Carolina Farah, sócia da Plooral, empresa associada à ACATE que promove a educação corporativa e a gestão de recrutamento e seleção através de uma plataforma digital. Também foram apresentadas palestras com as temáticas de “segurança da informação: tecnologia, mercado e futuro profissional” e “como ser um um profissional fora de série”.
A formação de talentos é um dos focos da ACATE, pois a alta demanda por mão de obra qualificada é uma das principais dores das empresas de tecnologia em Santa Catarina, conforme aponta pesquisa realizada pela associação. Segundo o mapeamento, para 2022 estima-se que sejam abertas 5364 vagas para profissionais com perfil tecnológico no setor em todo o estado.
O evento contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Centro de Educação Profissional (Cedup), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Prefeitura Municipal de Tubarão.