Expoinovação celebra Joinville como uma cidade inovadora
Em dois dias, a Expoinovação foi ponto de encontro para cerca de quatro mil pessoas e para o ecossistema de tecnologia catarinense. O principal evento de inovação do Norte do estado de Santa Catarina aconteceu no Expocentro Edmundo Doubrawa, nos dias 7 e 8 de novembro, com um ambiente destinado aos negócios, com feira de exposições e conteúdos em cinco palcos.
O palco principal do evento celebrou a marca Joinville – Cidade de Inovação e por ali passaram especialistas e autoridades que debateram tendências e a consolidação do ecossistema de inovação e do empreendedorismo local. Nos demais palcos, os conteúdos foram direcionados pelas trilhas de Marketing e Vendas, Produto e Tecnologia, Gente e Gestão, Operação e Sucesso do Cliente. Ao todo, foram mais de 50 palestrantes e 4 mil metros quadrados de feira com empresas inovadoras.
Pedro Shioga, coordenador da organizadora do evento Softville, destaca o sucesso desta edição: “A Expoinovação deste ano foi um marco para a cidade. O evento criado há mais de 10 anos buscava reunir a comunidade de inovação para debater o tema e promover o ecossistema de inovação local, mas era preciso trazer mais gente para o circuito. Neste ano decidimos “furar a bolha” e trazer quem aplica as inovações no dia a dia das operações das empresas, por isso a ideia dos palcos temáticos”.
A maior edição da Expoinovação se dá no momento em que a maior cidade do estado se posiciona entre os municípios mais empreendedores do país, atrás apenas de São Paulo e Florianópolis no estudo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Endeavor, o Índice de Cidades Empreendedoras. O ICE também traz Joinville como o 2º melhor ambiente regulatório.
Shioga também ressalta o papel da Expoinovação na reunião de atores do ecossistema local. “Convidamos os setores estratégicos da cidade para participar e se conectar, foram quatro painéis e sessões de networking para falar sobre as inovações nos setores. O evento superou todas as expectativas. Acredito que conseguimos trazer muita inspiração, conhecimento e conexões para aumentar a produtividade e a competitividade nos negócios na região. A cidade que figura como um pólo de inovação no Brasil merecia um evento deste porte. Por fim, tudo isso só foi possível pela maturidade do nosso ecossistema local de inovação, a união dos atores e a ACATE é peça chave nesse processo de amadurecimento e já estamos colhendo os resultados”.
A próxima edição da Expoinovação já está confirmada para 2024 com o propósito de gerar inspiração, capacitação e conexão. O evento tem a realização da Softville, que é polo da ACATE na região de Joinville, e pelo Sebrae Startups.
*Foto: Agência SC Inova
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.