Fapesc inaugura escritório de diplomacia científica e cooperação técnica no Sapiens Parque
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) inaugurou um novo escritório com sede no Sapiens Parque. O espaço será dedicado à diplomacia científica e cooperação técnica com o objetivo facilitar as articulações regionais e internacionais entre parceiros estratégicos para o desenvolvimento de Santa Catarina mediante projetos e iniciativas em ciência, tecnologia e inovação.
O escritório conta com o apoio do Enrich in LAC, uma rede que promove a colaboração entre centros de pesquisa e inovação na Europa, América Latina e no Caribe. A parceria ajuda a entrada estratégica de negócios e projetos de CT&I em Santa Catarina, além de promover a internacionalização da pesquisa e da inovação catarinense.
O vice-presidente de Talentos da ACATE, Moacir Marafon, participou da inauguração junto ao governador do estado, Jorginho Mello, e o presidente da Fapesc, Fabio Wagner Pinto. Mello celebrou o lançamento do espaço: “Nós somos um estado diferenciado e vivemos um novo momento na ciência, tecnologia e inovação com o intercâmbio internacional. As iniciativas da Fapesc têm dado vida a essa área nobre da inteligência de Santa Catarina. Este novo escritório de diplomacia científica aqui no Sapiens Parque é um ambiente de grandes transformações e de colaboração internacional que, além de elevar a imagem do estado, trará oportunidades de fazer Santa Catarina avançar ainda mais”.
A inauguração fez parte da programação da 2ª Expedição em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) que fortaleceu pontes com países europeus. O evento conectou pesquisadores, empresas e instituições públicas e privadas. Entre os principais temas da expedição estiveram: transição verde, transformação digital, cidades inteligentes, saúde, agenda Mulher e Menina na Ciência, empreendedorismo, programas de mobilidade de capital humano, além do Fapesc-IAI Step Fellowship Program e escritório de soft landing para pesquisas e negócios em Santa Catarina.
*Com informações de Fapesc e Secom do Governo do Estado de SC. Foto: Roberto Zacarias/Secom
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.