Florestas tropicais em foco: treinamento transdisciplinar para pesquisadores e comunidades
Visando aumentar a capacidade de profissionais e instituições de aplicar abordagens transdisciplinares no enfrentamento de desafios de mudanças globais, o IAI (Instituto Interamericano de Pesquisa em Mudanças Globais), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), abre inscrições para o programa de treinamento “Florestas Tropicais nas Américas: Abordagens Transdisciplinares para Ambientes em Mudança”.
O programa se propõe a desenvolver pesquisadores, formuladores de políticas públicas, representantes da sociedade civil e líderes comunitários em competências de ciência-política, comunicação e envolvimento com stakeholders (partes interessadas) no que diz respeito à sustentabilidade das florestas tropicais das Américas.
Equipes transdisciplinares constituídas por acadêmicos e não acadêmicos, proficientes em inglês ou espanhol, são bem-vindas desde que sejam cidadãos de um dos países membros do IAI, como é o caso do Brasil através da parceria do IAI com a Fapesc. Candidatos envolvidos diretamente com as demandas de comunidades, especialmente de povos indígenas e outras populações tradicionais, dependentes destes ecossistemas, serão priorizadas. As inscrições do edital estão abertas até 20 de maio de 2024. Para se inscrever, acesse o edital e preencha o formulário de interesse.
O edital está dividido em diferentes áreas temáticas que visam produzir soluções inovadoras para desafios relacionados a: 1) Desmatamento, desenvolvimento sustentável e economia liderada localmente; 2) Função do ecossistema, conectividade e mudanças climáticas; 3) Justiça e governança ambiental.
Dividido em duas fases, o treinamento oferecerá um curso online gratuito com módulos assíncronos e sessões síncronas ao vivo, em inglês e espanhol (intérprete). Na primeira fase, serão abordados temas como desenvolvimento de colaborações transdisciplinares, redação de projetos de pesquisa e metodologias de pesquisa participativa. Após a conclusão, os participantes receberão um certificado emitido pelo IAI. Durante a segunda fase, serão selecionados até cinco projetos para receber apoio financeiro do IAI e da Fapesc. As equipes dos projetos selecionados receberão orientação e assistência de networking do IAI.
Mais informações: [email protected]
Foto: Arquivo Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina/IFFSC
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.