Feira de empregos facilita a contratação de pessoas com deficiência na Grande Florianópolis
O número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho cresceu 6,57% em 2014, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego no dia 09/09. No entanto, apesar da criação de 23,5 mil novos postos de trabalho, ainda é difícil preencher o percentual de vagas previstos pela Lei 8.213/91.
O número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho cresceu 6,57% em 2014, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego no dia 09/09. No entanto, apesar da criação de 23,5 mil novos postos de trabalho, ainda é difícil preencher o percentual de vagas previstos pela Lei 8.213/91. Na tentativa de suprir a demanda por profissionais com deficiência (PCD) especializados em Tecnologia da Informação, a Softplan, uma das maiores empresas de software de Santa Catarina, vai participar do “Dia D”, evento que vai reunir empresas que devem cumprir cotas de inclusão e PCDs no mesmo local. A ação, promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina (SRTE-SC) será realizada no Instituto Federal de Santa Catarina, no dia 26 de setembro, das 9h às 17h.
Para facilitar as contratações, a Softplan criou o programa de Capacitação de PCDs, com a proposta de inserir efetivamente a pessoa com deficiência nas atividades da empresa. Desde a implantação, no início deste ano, quatro colaboradores passaram pelo processo e hoje integram a equipe de testes de software, que reduz falhas e garante a acessibilidade dos usuários com deficiência visual. “O projeto oferece capacitações baseadas na inclusão produtiva nas atividades da Softplan, com a intenção de minimizar a defasagem de profissionais qualificados para a área de TI”, comenta Paula de Sousa Rocha, analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan.
O programa pretende criar uma equipe especialista que será referência para as demais pessoas com deficiência que ingressarem na empresa. O processo passa pela seleção, admissão e capacitação assistida. Em parceria com instituições de ensino profissionalizantes, a Softplan pretende também oferecer uma colocação no mercado de trabalho. “Antes me deparava com erros em sites e hoje posso fazer algo para melhorar a acessibilidade dos usuários. Estou cursando a faculdade de Sistemas de Informação e aproveitei a oportunidade para trabalhar na área”, comenta Michelle Jacinto Frasson, testadora na área de Gestão Pública. Para Maurício Sá Peixoto, analista de testes na área de Justiça, a feira é uma forma de conectar empresas e profissionais que buscam uma colocação no mercado. “É uma chance de conquistar uma oportunidade não só de emprego, mas de contribuir com a melhora da usabilidade dos sistemas. Já apresentamos grandes melhorias no sistema testado”, ressalta.
Sobre a Softplan
A Softplan é uma das maiores empresas de software de Santa Catarina, com cerca de 1500 colaboradores. Atua há 24 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco em cinco áreas de atuação: indústria das construção; administração pública; projetos cofinanciados por organismos internacionais; departamento de infraestrutura, transportes e obras; judiciário, Ministério Público e Procuradorias. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.
Saiba mais: www.softplan.com.br